A adesão à IA é uma tendência inegável no mercado, com empresas de todos os segmentos buscando formas de aplicar inteligência artificial para automatizar processos e fluxos internos, facilitar a análise de dados para tomada de decisões, etc.
Entretanto, essa tecnologia requer investimentos em recursos computacionais e treinamento de profissionais para ser bem executada. Boa parte disso acaba passando pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), que é o setor responsável por preparar a infraestrutura adequada para aplicações de IA.
Inteligência artificial na infraestrutura de TI e suas bases
(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Hoje, há muitas ferramentas e usos possíveis para a IA no setor de TI das empresas empregadas para diversos fins, como otimizar a eficiência dos recursos, automatizar processos e, mesmo, detectar brechas de segurança.
No caso da infraestrutura de TI, a inteligência artificial acaba operando como uma aliada na previsão de possíveis problemas e ajuda a planejar manutenções preventivas. Entretanto, com uma infraestrutura adequada, a IA também pode impulsionar a transformação digital de uma empresa.
Confira a seguir os três pilares necessários para sustentar uma boa aplicação de IA.
1. Equipamentos com alto poder de processamento
Para que inteligência artificial possa funcionar de forma precisa e veloz, um dos principais requisitos são equipamentos de alto desempenho, que devem ter características como:
- Servidores com suporte a GPU com nível alto de confiabilidade e gerência;
- Hardware atualizado e energeticamente eficiente;
- Poder de processamento para dar suporte a aplicações e softwares com base em IA.
Como os modelos de inteligência artificial precisam processar uma quantidade gigantesca de dados para entregar o resultado esperado, os servidores que a sustentam devem ter capacidade para garantir que essa demanda seja cumprida.
Os equipamentos também precisam estar sempre atualizados para conseguirem acompanhar o avanço dos modelos, além de garantir eficiência energética e capacidade de resfriamento, já que todo esse poder de processamento demanda muita energia e pode gerar muito calor.
É bom ressaltar que, dependendo da finalidade da aplicação, pode-se considerar apenas processadores, sem GPU, desde que tenham uma quantidade adequada de cores e de memória para garantir a execução de alguns modelos de IA.
Nesse sentido, a Dell Technologies oferece uma gama de equipamentos e serviços projetados para suportar aplicações de IA graças à AI Factory, o portfólio de produtos, soluções e serviços personalizados para cargas de trabalho de IA da marca em parceria com a NVIDIA, como:
2. Bases de dados qualificadas
(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A ideia é que a IA seja empregada em empresas para aprimorar a qualidade e a eficiência das operações. Para isso, é preciso ter em mente quais os impactos desejados com o uso das aplicações, como a automação de processos, a prevenção de falhas, a orquestração de recursos e a geração de insights para gestão de infraestrutura.
Com isso definido, é importante alimentar os modelos de IA com bases de dados robustas e qualificadas, para que elas consigam atender esses objetivos. Tendo essas bases, os dados devem ser limpos, estruturados e gerenciados, para que possam fornecer informações mais relevantes e precisas às aplicações em IA.
3. Profissionais preparados
Por fim, mas não menos importante, é fundamental poder contar com uma equipe qualificada e atualizada para lidar com a infraestrutura e seus componentes. Para isso, deve-se investir no aprimoramento dos profissionais em áreas como, ciência de dados, aprendizado de máquina, deep learning, além do desenvolvimento de modelos de IA.
É também necessário que a equipe esteja sempre atualizada com as tendências e avanços na área, já que tudo tem evoluído de forma muito acelerada. Para concluir, é recomendado ainda que a gerência mantenha seus profissionais por dentro das discussões éticas que envolvem esta tecnologia, tendo em mente a legislação vigente, como a LGPD no Brasil.
A Dell Technologies investe constantemente para ofertar as melhores soluções tanto para empresas quanto para profissionais autônomos de TI, por meio do programa Dell Expert Network.
Neste sentido, a Dell oferece suporte para demandas de IA que possibilitam a conexão do cliente com um vasto ecossistema de parceiros estratégicos que desenvolvem soluções de IA, ofertando um amplo portfólio do mercado de TI.
Fontes