O Google lançou nesta quarta-feira (8) a segunda versão da prévia do Android 14 para desenvolvedores. A atualização, que chega um mês após a primeira versão, conta com melhorias de privacidade, segurança, desempenho, produtividade e personalização.
Uma das principais novidades do software é uma função para que o usuário escolha quais fotos e vídeos determinado app pode ter acesso. Atualmente, os aplicativos têm acesso a toda a galeria do smartphone ou a nenhum arquivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o novo sistema operacional, as pessoas terão três opções: Permitir acesso a todas as fotos (a biblioteca completa de todas as fotos e vídeos no dispositivo está disponível para o app acessar); Selecionar Fotos (apenas a seleção de fotos e vídeos do usuário estará temporariamente disponível via MediaStore) ou Não permitir (o acesso a todas as fotos e vídeos é negado).
Android 14 de olho em capturas de tela
Ainda no quesito segurança e privacidade, os desenvolvedores estão testando uma API de detecção de captura de tela. Ela servirá para impedir “acessos desnecessários aos dados do usuário”.
Confira, abaixo outras novidades da segunda versão de prévia do Android 14 para desenvolvedores:
- Adaptação para monitores maiores e telas dobráveis;
- Gerenciador de credenciais;
- Melhoria na experiência na Play Store;
- Preferências regionais para especificar informações como unidade de medida de temperatura, primeiro dia da semana e sistema numérico preferido.
A versão beta para usuários do sistema operacional mobile deve ser lançada até abril. O Google também anunciou hoje que retornará com a versão presencial do Google I/O e o evento deve mostrar novos detalhes do Android 14.
Categorias