Desde o início de 2022, a AMD tomou a dianteira no mundo dos processadores para games com a introdução do poderoso Ryzen 7 5800X3D. No fim de 2024, a companhia deu mais um passo com a tecnologia de empilhamento vertical de cache, o 3D V-Cache, ao lançar o novo Ryzen 7 9800X3D. E sim, eles conseguiram melhorar o que já era ótimo.
Nas últimas semanas pude usar o Ryzen 7 9800X3D na bancada de testes do TecMundo e os resultados apontam essa como a melhor CPU para games do momento — e possivelmente para o resto de 2025. Há ressalvas, sim, mas nada que tire o brilho desse bom lançamento.
Ryzen 7 9800X3D e o 3D V-Cache de 2ª geração
Anunciado como um processador “reinventado” pela AMD, o Ryzen 7 9800X3D mantém o padrão da série e chega ao mercado com oito núcleos e 16 threads baseadas na recente arquitetura Zen5, que estreou nos Ryzen 9000 regulares há poucos meses.
Esse modelo utiliza uma frequência base considerável de 4,7 GHz e alavanca esse valor para 5,2 GHz quando no modo boost. O resultado disso é um processador similar à sua contraparte regular, o Ryzen 7 9700X, que já deve ser bom o suficiente para games e outras aplicações, mas a AMD precisava ir mais fundo se quisesse manter sua coroa.
O Ryzen 9800X3D chega com a segunda geração do 3D V-Cache e promete reduções significativas em temperaturas mais baixas e claro, desempenho mais alto. Na primeira geração dessa tecnologia, usada nos Ryzen 5800X3D e 7800X3D, a AMD posiciona uma camada extra de cache L3 acima do Core Complex Die, ou seja, a região que contém os núcleos do processador.
Essa camada extra de cache, como se fosse uma cama de memória, possui 64 MB de cache L3 que se junta aos 32 MB de cache L3 padrão integrados nesse CCD, além da quantidade de cache L1 e L2 na mesma área. Ao empilhar essa cama de memória L3 verticalmente, a AMD fez com que as CPUs pudessem chegar a até 104 MB de cache geral nos Ryzen 7 - gerando muito desempenho em games, que se beneficiam dessa memória.
A segunda geração desse empilhamento mantém o conceito base, mas também o aprimora. Agora, o time vermelho inverteu a ordem do empilhamento, colocando a cama de L3 por baixo do CCD, que fica na parte superior. Esse tipo de engenharia só é possível por uma tecnologia chamada cobre-para-cobre da TSMC, capaz de formar uma espécie de pilar de sustentação, e vias de silício (TSVs), que permitem a comunicação entre o CCD e a cama de cache.
Mas se a primeira geração do 3D V-Cache já era boa, por que a AMD resolveu inverter a ordem de posicionamento das estruturas?
Mais velocidade, menos aquecimento
Os engenheiros da AMD perceberam que ao inverter a ordem das estruturas e colocar o CCD acima do 3D V-Cache faz com que as temperaturas caiam. Isso acontece porque o Core Complex Die fica muito mais próximo da base do cooler do processador, fazendo com que as trocas de calor sejam mais dinâmicas e minimizando o aquecimento do chip, afinal de contas os núcleos são responsáveis por emitir muito calor.
Com um processador mais frio é possível atingir velocidades maiores, e por isso tanto o clock base quanto o boost nesse modelo aumentaram. Na verdade, todo o aprimoramento da arquitetura Zen 5 permite essas melhorias, mas a sacada da AMD com o novo 3D V-Cache deve auxiliar os gamers a se preocuparem menos com o superaquecimento — por mais que seu antecessor não seja super esquentadinho assim.
Ficha técnica do AMD Ryzen 7 9800X3D
- Processador: AMD Ryzen 7 9800X3D
- Núcleos/Threads: 8/16
- Frequência base: 4,7 GHz
- Frequência turbo: 5,2 GHz
- Cache L3: 96 MB
- Cache total: 104 MB
- PCIe: 5.0
- Desbloqueio para overclock: Sim
- Cooler na caixa: Não
- GPU integrada: Radeon Graphics
- RAM: DDR5 a 5.600 MT/s (Nativo)
- Consumo: 120W
- Soquete: AM5
Setup de testes
Sem mais enrolação, é hora de partir para o que realmente importa: os testes. Para esta análise, o TecMundo utilizou uma bancada com a GeForce RTX 4070 SUPER Founders Edition e uma placa-mãe MSI MPG X870E Carbon Wi-Fi, também enviada pela AMD. O time vermelho também enviou um kit de memória RAM e SSD, mas preferimos usar os componentes que geralmente utilizamos nas demais reviews.
- Processador: AMD Ryzen 7 9800X3D
- Placa-mãe: MSI MPG X870E Carbon Wi-Fi
- RAM: 32 GB Kingston Renegade (2x16) 7.000 MT/s
- Placa de vídeo: GeForce RTX 4070 SUPER
- SSD: XPG S70 Blade 1 TB
- Fonte: Cooler Master Elite Nex N700 700 W
- Air cooler: Noctua NH-D15 chromax.black
- Gabinete: Corsair 5000D Airflow
- Sistema Operacional: Windows 11
Além disso, todos os games foram testados nas resolução Full HD (1080p) e 4K (2160p) em qualidade máxima e mínima para uma comparação minuciosa com demais produtos no futuro.
Testes em Full HD
Começando pelos testes em Full HD, é sempre importante pontuar que atualmente as diferenças entre os processadores topo de linha têm diminuído. O 1080p é importante nos testes, pois quanto menor a resolução, maior é carga de trabalho para a CPU e assim conseguimos ter uma distinção maior entre cada modelo.
E é exatamente com essa teoria que o Ryzen 7 9800X3D se destaca diante de seus concorrentes. Red Dead Redemption 2 puxa uma vantagem entre 8 e 10% maior que o Intel Core i9-14900KF, e isso se repete em Fortnite, que rodou com margens bem parecidas.
Os resultados menos favoráveis são em Alan Wake 2, que se traduz em um empate técnico, e principalmente em Black Myth: Wukong. O título da Game Science alavanca 17% de desempenho favorável ao modelo da Intel após múltiplas sessões de testes, criando o único cenário em que o chip azul se sai melhor que o Ryzen.
Já o destaque fica com Cyberpunk 2077 que atinge uma taxa de frames 20% maior no Ryzen 9800X3D. O game da CD Projekt Red funciona muito bem com esse processador e empurra um nível de FPS bem alto com placas de vídeo mais avançadas.
Há diferenças perceptivas entre o Ryzen 7 9800X3D e o Intel Core i9-14900KF, que tem basicamente o mesmo desempenho do recente Intel Core Ultra 9 285K. No entanto, a diferença média de 8% entre os modelos não é nada abismal, mas coloca invariavelmente o Ryzen 7 9800X3D no topo dos gráficos.
Testes em 4K
Partindo para os testes na resolução 4K, os gráficos já são bem menos interessantes. O ponto central aqui é que essa resolução joga toda a carga de trabalho para a GPU e o processador fica com mais folga, tornando a taxa de quadros ainda mais similar.
Basicamente todos os games testados têm uma diferença mínima de no máximo três frames em relação entre os processadores, gerando um grande empate. A exceção que torna essa disputa mais divertida é em Fortnite, que consegue um salto considerável de 94%.
Por ser um jogo multiplayer frenético e não possuir um benchmark oficial integrado, Fortnite é um game mais propício a oscilações nos testes, mas essa diferença de praticamente o dobro de desempenho é mérito do Ryzen 7 9800X3D.
Testes sintéticos
Agora que a parte interessante dos games já passou, é hora de olhar um pouco para os benchmarks sintéticos. Os testes sintéticos, como 3DMark e Cinebench, ajudam a medir o desempenho do processador em situações que simulam jogos e outras tarefas exigentes.
O Ryzen 7 9800X3D atinge pontuações altas em basicamente todos os testes, incluindo os exigentes Steel Nomad e Time Spy Extreme, que executam simulações realistas em DirectX 12 e resolução 4K.
A pontuação em testes como o Cinebench já não é tão agradável, visto que esses 1.384 pontos ficam bem longe dos mais de 2.000 pontos feitos por CPUs como o Ryzen 9 9950X e o Intel Core Ultra 9 285K — que não tivemos a oportunidade de testar.
Inclusive, a falta de outras CPUs nesse gráfico se dá pelo fato que nossa cobertura de análises está no início, mas no futuro os conteúdos serão atualizados com os novos lançamentos da Intel e AMD.
Temperatura e consumo
Diferente de outras gerações nas quais os processadores estavam com temperaturas bem elevadas, os Ryzen 9000 reduzem esse superaquecimento, e com o Ryzen 7 9800X3D isso não é diferente.
Utilizei o teste de estresse do Time Spy Extreme para monitorar a oscilação de temperatura da CPU, e os resultados foram bem convincentes. O modelo obteve temperatura máxima de 73 °C nesse benchmark, enquanto a temperatura logo após o fim do teste caiu para 57 °C.
É um bom resultado, mas não o melhor do mundo. Nos testes em games pude observar picos de 80/83 °C, que embora não seja um cenário catastrófico, já começa a preocupar um pouco. Mas parte disso é minha culpa, já que realizei os testes com um air cooler, o Noctua NH-D15 — ainda um dos melhores do mercado.
O motivo para a utilização do Noctua e não a de um water cooler de 360 mm, sendo o ideal em benchmarks, é que nosso liquid cooling estava sem o bracket de encaixe AM5 para a CPU e não haveria tempo hábil para conseguir a peça.
Já na parte de consumo não há tantas surpresas assim. O Ryzen 7 9800X3D possui TDP (Thermal Design Power) de 120W, mas chega a um limite de 162W sob muito estresse. Para esses testes, utilizei o CPU Profile para estressar ao máximo esse processador, que consumiu entre 108 e 111W de potência.
Os valores são bem agradáveis e dentro do limite oficial da AMD. Esse consumo também faz com que as temperaturas não subam tanto, diferente da geração Ryzen 7000 e dos Intel Core de 13 e 14ª geração. O Ryzen 7 9800X3D consome menos energia e gera menos calor, o que significa menos preocupações com superaquecimento e mais desempenho.
Vale a pena comprar o AMD Ryzen 7 9800X3D?
Esse processador assume a ponta dos gráficos, não somente do TecMundo, como da maioria dos principais veículos especializados em hardware no mundo. Apenas isso é suficiente para apontar que o Ryzen 7 9800X3D é a melhor CPU gamer da atualidade e deve manter esse posto em 2025.
A AMD conseguiu se superar ao mudar o jeito que trabalha com essa segunda geração do 3D V-Cache e fornece um leve frescor em uma onda de lançamentos sem graça dos últimos dois anos — estou falando com vocês duas, AMD e Intel.
Claro, as diferenças de menos de 10% em 1080p contra um Core i9 não tornam o Ryzen 9800X3D abismal no comparativo, mas ele se sai melhor na maior parte dos games. Contudo, testes relacionados a renderização 3D, como o Cinebench, mostram que essa não é a melhor escolha para esse segmento e vale a pena olhar para modelos como os Ryzen 9 9900X/9950X ou o Intel Core Ultra 9 285K.
O Ryzen 7 9800X3D é um ótimo processador, maso elevado preço de lançamento na casa dos R$ 4.500 mostra que não é a melhor opção para todos. Outros modelos como o Ryzen 7 7800X3D e o Intel Core i9-14900K tem bom desempenho por um preço 20% menor. Na verdade, o 9800X3D é indicado primordialmente aos entusiastas, e um Ryzen 5 9600X ou Intel Core i5 já são ideias para games em 4K.