O Banco Central (BC) aprovou algumas mudanças no sistema de boletos bancários, modernizando o meio de pagamento para agilizar a compensação e aumentar a segurança. Uma das novidades anunciadas na quinta-feira (12) foi a possibilidade de quitar a cobrança via Pix.
Com a melhoria, os boletos passarão a trazer um QR Code específico para os pagamentos instantâneos. Basta apontar a câmera do celular para ele e confirmar a transferência no app do banco, assim como já é feito normalmente em outros tipos de transações envolvendo a tecnologia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a autoridade monetária, a principal vantagem do pagamento de boletos com Pix é a compensação instantânea. Ao contrário do método convencional, em que a transferência pode demorar alguns dias para ser confirmada, o novo modelo permite enviar a quantia para o recebedor em no máximo alguns segundos.
A resolução que aprova o uso do Pix para pagar boletos entrará em vigor a partir do dia 3 de fevereiro de 2025, mas os documentos já podem trazer o QR Code para realizar a transferência, de forma experimental. O pagamento convencional, com código de barra, continuará disponível.
Boleto dinâmico
Junto com a autorização do pagamento de boletos via Pix, o BC anunciou a criação do boleto de cobrança dinâmico. A modalidade reforça a segurança nos pagamentos de determinados tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775 de 20 de dezembro de 2018.
Devido à possibilidade de negociação desse título, é fundamental que os recursos sejam enviados ao detentor de direitos da maneira correta. Como destaca a entidade, a nova categoria garante que isso aconteça, já que será vinculada ao título emitido por meio de sistemas autorizados.
Os sistemas de escrituração ou de registro que oferecerão suporte digital aos títulos ou ativos ainda estão sendo implementados. Dessa forma, o boleto dinâmico deverá estar disponível em até seis meses após a aprovação de um destes mecanismos.
Fontes