Realidade Estendida na educação: centro tecnológico oferece aulas imersivas na PUCPR

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Realidade Estendida na educação: centro tecnológico oferece aulas imersivas na PUCPR
Imagem: puc

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo educativo quando bem utilizada, servindo para melhorar a aprendizagem e favorecer a inovação.

Notebooks, tablets e smartphones invadiram as salas de universidades há tempo, facilitando a vida de professores e alunos. Enquanto isso, o uso da nuvem em espaços acadêmicos permite uma educação mais colaborativa, com trocas rápidas e envio de materiais de estudo.  

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), localizada em Curitiba, levou essa ideia mais afundo com a criação do Centro de Realidade Estendida, que utiliza ferramentas de realidade aumentada e digital em aulas e projetos de múltiplos campos de conhecimento. Confira mais detalhes a seguir! 

a(Fonte: PUCPR/Divulgação)

Tecnologia como ferramenta de ensino

Além de consolidar melhor os conhecimentos adquiridos, as ferramentas tecnológicas ajudam a aumentar o interesse dos estudantes nos processos educativos, principalmente se tratando de uma geração que já nasceu em um mundo digitalizado.

Enquanto recursos, como os mencionados anteriormente, costumam ser explorados por professores para alavancar o processo de aprendizagem, novas tecnologias estão surgindo com a capacidade de elevar esses resultados.

Nesse sentido, a realidade aumentada, que permite “enxergar” o ambiente real bem à nossa frente a partir de recursos digitais, pode fazer com que os professores mostrem exemplos práticos dos conceitos trabalhados em aula de forma virtual.

Educação imersiva no Centro de Realidade Estendida

a(Fonte: PUCPR/Divulgação)

A PUCPR é a primeira universidade do país a inaugurar um Centro de Realidade Estendida. Instalado no Bloco Amarelo do Câmpus Curitiba, ele é composto por ambientes imersivos e colaborativos, que fornecem bases para um melhor aprendizado conforme as demandas de cada disciplina.

O espaço possui mais de 3000 m², sendo formado por 18 ambientes e laboratórios que comportam até 500 pessoas ao mesmo tempo, proporcionando experiências didáticas para todos os campos de conhecimento. Ou seja, os estudantes de todas as áreas conseguem usar as instalações do centro.

Os estudantes da área da Saúde, por exemplo, contam com um simulador em tempo real de entrevista médica, além de um game de realidade virtual para correção de movimentos em atividades físicas.

Já na Engenharia, eles têm acesso a um guia digital de realidade mista para treinamento de instrumentação elétrica, a visitas virtuais às plantas e processos produtivos e uma aplicação sobre a estrutura de produtos manufaturados.

As áreas de Humanas, Direito e Artes também aproveitam o centro. No Teatro, é possível participar de encenações em ambientes virtuais, enquanto no Direito, os estudantes participam de imersões em cenários de crimes, por exemplo.

Conheça a seguir alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Centro de Realidade Estendida:

Jogo de realidade virtual na matemática

Nas Exatas, os estudantes têm auxílio no aprendizado de funções matemáticas por meio da ferramenta “Visualização de Funções Matemáticas”. Ele proporciona um contexto de experimentação em laboratório para o ensino das operações.

Com o uso da realidade virtual, o estudante segue uma série de passos que envolvem a manipulação de objetos da cena, como disquetes, frascos de vidro e uma alavanca.

Realidade estendida em um centro cirúrgico

a(Fonte: PUCPR/Divulgação)

Estudantes da área da saúde podem aprender por meio de uma tecnologia aplicada ao ensino de anatomia desenvolvida na própria instituição. Batizada de The Visible Human Table, a mesa interativa digital utiliza um banco de dados de alta definição para construir modelos digitais fiéis à realidade, inclusive em escala. É possível ensinar o conteúdo sobre cada órgão do corpo humano com a ajuda das imagens ultrarrealistas.

Exposição imersiva de trilhas sonoras

Estudantes de Produção Musical conseguem desenvolver trilhas sonoras para games no ambiente de projeções e simulações 360 conhecido como Master Cave. No espaço, os estudantes interagem com imagens, vídeos, sons e músicas, além de dispositivos de realidade virtual.

Aprendizado com insetos gigante

a(Fonte: PUCPR/Divulgação)

No curso de Agronomia, os estudantes têm parte das atividades da disciplina de “Manejo dos insetos” com o uso de realidade aumentada. Por meio do recurso, eles conseguem explorar os insetos aumentados, visualizando-os melhor e até os manipulando.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno PUCPR 

a(Fonte: PUCPR/Reprodução)

Se você quer conhecer o Centro de Realidade Estendida de perto e aprender nas aulas imersivas da PUCPR, agora tem a oportunidade!

A PUCPR está com inscrições abertas para o seu vestibular de inverno. São mais de 60 cursos englobados em diversas áreas de atuação, como Negócios, Engenharias e Tecnologias, Medicina e Ciências da Vida, Educação e Humanidades, Comunicação e Artes.

Na inscrição, os vestibulandos têm várias opções de método de ingresso, como o Vestibular Presencial, Vestibular Agendado, Vestibular de Medicina e ENEM. Visite o site para saber mais detalhes e fazer a sua inscrição

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.