Em cinco estados brasileiros, o número de linhas de telefonia celular pós-pagas já é maior do que aqueles pré-pagos. A informação é do site Minha Operadora, com base em dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com o levantamento, a preferência do consumidor por planos estáticos e com uma conta a pagar no final do mês está aos poucos ganhando a adesão dos consumidores, que estão abandonando os créditos adicionados previamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Veja abaixo os cinco estados em que houve a ultrapassagem do pós-pago na fatia de mercado:
- 5. Rio Grande do Sul - 52%
- 4. Paraná - 52,18%
- 3. Santa Catarina - 52,57%
- 2. Distrito Federal - 54,19%
- 1. São Paulo 67,98%
O caso de São Paulo é bastante específico: o estado continua líder mesmo que as linhas da operadora Algar fossem removidas — lá, ela opera somente no mercado corporativo, sendo responsável por cerca de 6% do número registrado na lista acima.
Já Maranhão, Piauí, Pará, Amapá e Roraima são os estados que estão na outra ponta, ou seja, com maior adesão às linhas pré-pagas.
Em abril, a Anatel já havia identificado essa tendência e afirmou que o número de linhas com planos pós-pagos pode até ultrapassar a modalidade pré-paga ainda em 2020. No ano anterior, uma tendência ao crescimento já era visível — e parte dessa adoção pode ser atribuída aos novos planos que incluem serviços de streaming de áudio de vídeo sem custos, como é o caso da operadora Vivo com Spotify e Netflix ou a já antiga parceria da TIM com o Deezer, por exemplo.
Fontes