Ao entrar em um carro solicitado por aplicativo, como Uber, 99 e Cabify, volta e meia os motoristas oferecem itens gratuitos, como uma balinha ou um copo de água descartável. Só que muitos passageiros gostariam de mais produtos ofertados durante o transporte — e uma startup chamada Numenu entendeu essa necessidade.
Operando desde julho de 2018 em São Paulo, a Numenu é uma empresa que oferece "kits" de amostras grátis e venda de produtos de conveniência em carros de aplicativo. Assim, você tem um serviço de bordo a disposição, podendo comprar lanches rápidos e até produtos como carregadores de celular e até preservativos sem precisar parar em um posto de gasolina ou mercado, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia veio a partir de um levantamento interno que concluiu que 80% dos motoristas estão insatisfeitos com a renda gerada só pelas corridas, e que eles buscavam novas formas de receita que casassem com o melhor atendimento ao passageiro. Segundo a empresa, desde que começou o serviço, mais de 100 mil passageiros utilizaram o serviço e mais de 30 mil produtos foram entregues.
Como funciona?
Tudo que o passageiro precisa fazer quando entra em um carro com serviço da Numenu disponível é acessar a plataforma digital do serviço, escolher o produto do mostruário que fica acoplado ao banco da frente, realizar o pagamento e retirar o item direto com o motorista.
Já o motorista não paga nenhuma taxa adicional: ele só precisa realizar uma inscrição e pagar uma taxa de R$ 150 para instalar o kit (valor reembolsado quando o equipamento for retirado). Ele recebe uma comissão de 25% cada vez que algum passageiro compra da Numenu no veículo e ainda pode receber gorjetas adicionais.
Para conhecer melhor como a Numenu pretende levar mais praticidade para a vida de motoristas e passageiros, acesse o site da empresa.