(Fonte da imagem: Thinkstock)
De acordo com uma notícia publicada pela Folha de S.Paulo, a Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — está trabalhando na elaboração de um novo sistema de classificação que deve categorizar os restaurantes brasileiros de acordo com as condições de higiene do local. A Anvisa se inspirou em sistemas semelhantes adotados em outros lugares do mundo, e a previsão é que o projeto seja finalizado até novembro deste ano.
Segundo a publicação, em Nova York, por exemplo, a classificação é estabelecidas através de letras que vão de A a C e, depois de avaliados, os restaurantes devem manter as notas bem visíveis para que todos os clientes possam conhecê-las. Já a Dinamarca utiliza um sistema de carinhas, que revela a qualidade de seus estabelecimentos por meio de expressões mais ou menos satisfeitas.
Modelo brasileiro
Aqui no Brasil, as regras para a categorização ainda estão sendo determinadas, mas elas provavelmente devem incluir questões relacionadas aos principais riscos à saúde, como o correto armazenamento dos alimentos, problemas estruturais no estabelecimento e se existe algum tipo de infestação. Além disso, depois de finalizado, a agência pretende testar o sistema durante dois anos nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo.
De momento, a proposta está sendo bem recebida pelos profissionais da área, e o projeto poderá ser estendido a outras cidades também. A participação será voluntária e as próprias prefeituras deverão estabelecer quais tipos de restaurantes farão parte do programa. A intenção da Anvisa é mostrar aos consumidores que existem diferenças de qualidade entre os restaurantes, mesmo que eles tenham permissão para funcionar.
Fontes
Categorias