Faz bastante tempo que o YouTube deixou de ser uma plataforma apenas de vídeos de entretenimento e se tornou uma fonte de renda para diversas pessoas. O Brasil é um dos países que mais consomem os vídeos do YouTube no mundo inteiro, de modo que é compreensível que haja cada vez mais produtores de conteúdo no site.
E por que não se tornar um deles? Se você pensa em começar a criar vídeos, é bom ter algumas coisas em mente para fazer seu canal decolar. Aqui, separamos 9 dicas do Google para quem quer criar seu próprio canal. Confira:
1. Qual será o público-alvo?
Antes de mais nada, é preciso que você tenha seu público-alvo bem definido. Isso fará com que seus vídeos atinjam sempre o público certo — principalmente porque, convenhamos, é difícil conseguir a audiência de todos os usuários da plataforma. Assim, comece a pensar em algumas características simples: qual é a faixa etária do seu público-alvo? E o sexo? E as áreas de interesse?
2. Curta e compartilhe
Será que o vídeo ficou tão legal que os espectadores iriam postá-lo no Facebook ou no Twitter? Pois é, o compartilhamento nas redes sociais é uma das ferramentas mais poderosas dos produtores de conteúdo, principalmente na hora de divulgar o canal. Assim, tenha essas opções sempre disponíveis para o público.
3. O diálogo é a chave
É preciso que o conteúdo tenha uma relação bem direta com os espectadores. Isso significa que o ideal é que você fale de assuntos que são atuais, discuta problemas comuns e outros. Mantenha em mente que o público precisa se identificar com o que você vai falar.
4. Interaja sempre
Nada mais chato do que assistir a um vídeo em que a pessoa parece que se esqueceu que há alguém a assistindo, né? Por isso, é importante que você traga interação nos seus vídeos. Mas como assim? Realize uma enquete para saber a quais temas seus inscritos gostariam de assistir, faça transmissões ao vivo, responda comentários. Tudo isso faz com que seu público se sinta mais próximo de você.
5. Menos é mais
O melhor canal não é aquele que usa as câmeras mais caras, mas sim o que consegue manter a qualidade em todos os vídeos. Assim, tenha sempre em mente que é preciso seguir um padrão nas produções.
6. Apareça!
Você não quer que seu trabalho se perca no mar de conteúdo que tem na internet, né? Então, use as tags a seu favor, de modo que elas ajudem o público a encontrar seu canal. O mesmo vale para os títulos dos vídeos e o nome do canal.
7. Seja acessível
Com o tempo, seu canal vai crescer e será preciso que você comece a pensar nos inscritos novos. Ou seja, não é uma boa ideia dividir um assunto longo em dois vídeos, por exemplo, porque pode ser que a pessoa não queira procurar o vídeo anterior para conseguir entender o assunto. Outra coisa bacana que você pode fazer é deixar links de vídeos anteriores, para que o público reveja, e novos inscritos possam conhecer mais do seu trabalho.
8. Seja consistente
Um problema comum que pode ocorrer é você acabar se perdendo nos assuntos. Por isso, é importante deixar claro o que será abordado em seu canal e se manter fiel ao tema, para que seus espectadores já saibam o que vão encontrar ao acessar sua página.
9. Colaborando e melhorando
O YouTube não é um lugar para se trabalhar sozinho — basta lembrar dos vários canais famosos que fazem vídeos com a participação de outros youtubers. Assim, sempre considere incluir pessoas diferentes em seus vídeos, ou até mesmo ter a colaboração delas constantemente.