Será que filmes longos sempre são entediantes? Existem diversos exemplos que mostram que não é bem por aí. Se o tempo de tela é bem utilizado para desenvolver os personagens e criar uma conexão com o público, três horas de duração, por exemplo, acaba sendo algo bem aceitável e até desejado.
Preparamos uma lista para mostrar como isso varia também entre as obras da DC e da Marvel. Confira os dez filmes de super-heróis mais longos lançados até então!
10. Capitão América: Guerra Civil — 147 minutos
(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte: Marvel
O longa foi o oitavo a ser lançado no MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel, e faz sentido ter sido tão longo, afinal, tem a presença de diversos super-heróis já conhecidos.
Além disso, serviu também para introduzir o Homem Aranha e o Pantera Negra para produções futuras. Se o tempo de exibição fosse menor, haveria um grande risco de os personagens não receberem o desenvolvimento merecido.
9. Vingadores: Guerra Infinita — 149 minutos
(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte: Marvel
É injusto esperar que uma sequência tão grandiosa quanto essa tenha menos tempo. Guerra Infinita serve como base para o evento principal de uma das maiores franquias do cinema e faz isso de maneira incrível, dando a sensação de que poderia ter ainda mais tempo que os fãs não reclamariam.
8. Mulher-Maravilha: 1984 — 151 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
Aqui o tempo realmente sofreu críticas por parte do público, principalmente por ter sido uma das produções da DC mais aguardadas. Nela, é apresentada uma cena inicial de 30 minutos apenas mostrando o passado de Diana em Themyscira para, só então, avançar no tempo e situar o espectador no período da década de 1980.
A longa introdução pode deixar o espectador entediado e afetar diretamente toda a experiência da exibição.
7. Batman vs. Superman: A Origem da Justiça — 152 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
Um dos filmes de super-heróis que gerou maior antecipação no público, BvS serviu como introdução a diversos tópicos, como a própria Mulher-Maravilha, a futura formação da Liga da Justiça e a morte do Superman.
O confronto entre os maiores personagens da DC realmente precisava de tempo para ser bem desenvolvido.
6. O Cavaleiro das Trevas — 152 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
A sequência de Christopher Nolan conseguiu ser ainda mais icônica do que a primeira obra da trilogia. Com cenas de ação memoráveis e uma história muito bem desenvolvida, a obra, já consagrada como uma das melhores representações do Batman, passa a sensação de que poderia ter ainda mais tempo.
5. Superman: O Retorno — 254 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
A produção mais antiga da lista foi lançada em 2006 e surpreendeu, na época, por atingir o marco de mais de 2 horas e meia de duração. No entanto, a produção de Bryan Singer foi duramente criticada por usar tanto tempo de tela e, mesmo assim, não conseguir desenvolver o Superman de maneira apropriada.
4. Watchmen — 163 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
Antes da icônica série da HBO, estrelada por Regina King, veio o longa de 2009 dos vigilantes. Considerado o melhor trabalho de Zack Snyder por grande parte do público, a obra é perfeita ao mostrar a perspectiva de personagens tão diferentes de maneira única e peculiar, dando ao espectador a mesma sensação de estar lendo a HQ na qual o longa foi baseado.
3. O Cavaleiro da Trevas Ressurge — 165 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
Para quem conhece a história do Batman nos quadrinhos, a sequência de Christopher Nolan é uma perfeita junção de referências. Com Espantalho, Ra’s al Ghul, Bane e Thalia, o diretor conseguiu fechar a trilogia do modo mais impecável possível ao usar muito tempo de tela com sabedoria, já que nem um segundo parece desnecessário.
2. Vingadores: Ultimato — 181 minutos
(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte: Marvel
A conclusão de uma franquia que estava em lançamento há 11 anos gerou muita expectativa. Eram diversas histórias secundárias que foram plantadas ao longo do tempo no MCU e que precisavam ser retomadas para um desfecho apropriado, algo que Ultimato conseguiu fazer.
Se o tempo de duração fosse menor, muitos aspectos poderiam ter sido deixados de fora. Apesar disso, ficou claro que foi tomada a decisão certa.
1. Liga da Justiça: corte de Zack Snyder — 242 minutos
(Fonte: DC Universe/Divulgação)Fonte: DC Universe
Com mais de quatro horas de duração, o chamado Snyder’s Cut é uma versão estendida de Liga da Justiça, lançado em 2017. Com muitas cenas novas, a obra dá mais profundidade e desenvolvimento à história ao preencher lacunas deixadas anteriormente.
Para quem não quer assistir tudo de uma vez, o longa é dividido em capítulos menores, com duração entre 30 e 45 minutos para tornar a exibição mais tranquila.
Fontes