Rio de Janeiro alcança 'nível de calor 4' pela primeira vez; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Rio de Janeiro alcança 'nível de calor 4' pela primeira vez; entenda
Imagem: Getty Images

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) atingiu o nível de calor 4 (NC4) pela primeira vez desde que o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município foi criado em meados de 2024. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações Rio (COR) no início da tarde desta segunda-feira (17).

Essa marca é alcançada quando os termômetros registram entre 40 °C e 44 °C com previsão de aumento ou permanência por três dias consecutivos, pelo menos, com quatro horas de temperatura alta a cada data. Esse índice de calor é classificado como “muito alto” e só perde para o NC5, de calor “extremo” na escala elaborada pela Prefeitura do Rio.

Um dos fatores que levaram a administração municipal a desenvolver o protocolo foi a morte de uma fã da cantora Taylor Swift por exaustão térmica, ocorrida durante show realizado no Estádio Nilton Santos em novembro de 2023. Na época, o Rio enfrentava uma onda de calor com temperaturas acima dos 40 °C.

No NC4, as autoridades do município podem criar pontos de resfriamento com a indicação de locais públicos que tenham ar-condicionado ou refrigeração e ampliar a oferta de estações de hidratação ou distribuição de água. Também há a possibilidade de suspender atividades em áreas externas e cancelar ou reagendar eventos de porte médio, ou grande, e megaeventos em locais abertos.

memecoin-no-XAs atividades ao ar livre devem ser feitas com cuidado durante as altas temperaturas. (Fonte: Getty Images)Fonte: Getty Images

Recomendações para lidar com o nível de calor 4

Segundo a Prefeitura do Rio, o acionamento do nível 4 de calor requer alguns cuidados para evitar problemas relacionados às temperaturas muito altas. Confira as principais recomendações:

  • Aumentar a ingestão de água e/ou sucos de frutas naturais;
  • Consumir alimentos leves;
  • Optar por roupas mais frescas e leves;
  • Evitar o consumo de álcool em excesso;
  • Não se expor ao Sol entre as 10h e as 16h;
  • Usar protetor solar;
  • Chapéus com abas também podem ajudar na proteção contra os raios solares.

Caso apresente mal-estar, tontura ou outros sintomas causados pelo calor, a pessoa deve procurar a unidade de saúde municipal mais próxima.

Em janeiro, aproximadamente 3 mil pessoas com problemas associados às temperaturas elevadas foram atendidas na capital fluminense.

Mantenha-se atualizado sobre Tecnologia, Ciência e Saúde no TecMundo. Aproveite para ler, também, sobre a sensação térmica máxima suportada pelo corpo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.