A startup Clone Robotics revelou na quarta-feira (19) um robô humanoide com músculos e ossos cujos movimentos extremamente realistas chamaram a atenção por conta da alta precisão. Ele aparece em um vídeo postado no Instagram mostrando algumas das suas habilidades.
Batizada de Protoclone, a máquina é o “primeiro androide bípede musculoesquelético do mundo”, de acordo com a empresa que opera na Polônia e nos Estados Unidos. O humano sintético sem rosto tem mais de 1 mil fibras musculares artificiais e 500 sensores ajudando a garantir movimentos muito parecidos com os de humanos.
- Leia também: 5 robôs humanoides mais realísticos do mundo
O protótipo “anatomicamente preciso” conta com sistemas sintéticos replicando estruturas esqueléticas, musculares, vasculares e nervosas, ao contrário de outros bots humanoides. Neste momento, ele usa pneumática, mas a Clone Robotics explicou que vai adotar sistemas hidráulicos nas próximas etapas de desenvolvimento.
Ainda de acordo com a startup, o controle dos músculos do Protoclone é feito por um sistema matriz de válvulas que fornece respostas mais rápidas e precisas. O bot possui “200 graus de liberdade”, o que significa ser capaz de realizar 200 tipos de movimentos independentes.
Humanos sintéticos para tarefas do dia a dia
Criada em 2021, a Clone Robotics tem como foco o desenvolvimento de androides antropomórficos para uso em diferentes atividades rotineiras. As soluções robóticas também podem ser destinadas às operações de longo prazo em ambientes complexos.
Diferente de outras companhias que atuam no segmento, a startup sempre busca o hiper-realismo em suas criações, com os bots se parecendo o máximo possível com os humanos, como visto no Protoclone. Por causa disso, eles geralmente são apresentados como humanos sintéticos.
Outro robô desenvolvido pela empresa, o androide Alpha deve ter 279 unidades lançadas ainda em 2025, conforme planeja a marca especializada em robótica biomimética. Por enquanto, não há informações sobre os preços.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias sobre robótica publicadas no TecMundo, como este texto sobre os planos da Apple de investir no setor.
Fontes