Conheça o Mustang GTD, um monstro de mais de 800cv de fábrica para as ruas

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Imagem: Divulgação/Ford

De vez em quando, os fabricantes de veículos gostam de mostrar o que são capazes de fazer quando não se preocupam tanto com custos ou volume de vendas, entre outros fatores. O inédito Ford Mustang GTD é um perfeito exemplo desse exercício criativo.

Apresentado pela primeira vez em agosto de 2023, o Mustang GTD é, basicamente, um GT3 autorizado a andar nas ruas normalmente. Ele nasce como um Mustang normal na planta de Flat Rock, nos EUA, e então é levado até o Canadá onde as equipes da Ford Performance e da fornecedora Multimatic o transformam no monstruoso GTD.

Aerodinâmica ativa, carroceria alargada, rodas de magnésio... está longe de ser um Mustang qualquer.Aerodinâmica ativa, carroceria alargada, rodas de magnésio... está longe de ser um Mustang qualquer.Fonte:  Divulgação/Ford 

Equipado com um motor 5.2 V8 sobrealimentado por compressor (supercharger), ele gera até 815cv e 91,8kgfm de potência e torque máximos. É o Mustang de rua mais rápido e poderoso já feito, capaz de atingir 325km/h de velocidade máxima. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com oito velocidades e a tração é unicamente traseira.

Por fora, ele é facilmente reconhecível pela carroceria alargada, para-choques exclusivos, rodas de 20 polegadas (que podem ser em alumínio forjado ou magnésio) com pneus de 325mm na dianteira e 345mm na traseira, além da enorme asa traseira cujo ângulo pode ser alterado eletronicamente para favorecer a estabilidade ou a velocidade.

Interior traz peças em fibra de carbono e até uma "janelinha" para você ver a suspensão traseira.Interior traz peças em fibra de carbono e até uma "janelinha" para você ver a suspensão traseira.Fonte:  DIvulgação/Ford 

Há muita fibra de carbono tanto por dentro quanto por fora, além de "flaps" dianteiros que atuam junto da asa traseira para melhorar o fluxo de ar pela carroceria. A distribuição de peso é próxima dos 50/50, ou seja, quase perfeitamente balanceada entre a dianteira e a traseira. Onde seria o porta-malas se abriga o sistema de suspensão semi-ativa.

Ela pode modificar a altura do carro em relação ao solo, reduzindo-a em até 40mm (4 centímetros) quando o modo de condução Track (pista) é selecionado. Por fim, o sistema de escape feito de titânio traz uma válvula interna que permite alterar o fluxo dos gases de escape e o ronco do motor, deixando o Mustang GTD ainda mais visceral e veloz.

No lugar dos bancos traseiros, uma vigia permite que a suspensão traseira seja observada em tempo real.No lugar dos bancos traseiros, uma vigia permite que a suspensão traseira seja observada em tempo real.Fonte:  Divulgação/Ford 

Com tudo isso, o Mustang GTD também é um dos mais caros da história: seu preço começa em 300 mil dólares americanos (US$), o suficiente para comprar nada menos do que três Mustang Dark Horse Premium recheados de opcionais ou cinco unidades do GT Performance, o mesmo modelo vendido atualmente no mercado brasileiro.

A Ford não fala em números de produção, porém, a estimativa é de 1.400 exemplares. Nesse momento, a ideia é fabricá-lo por dois anos, mas isso pode se estender: só nos EUA e Canadá foram feitas 7.500 inscrições de interessados em adquirir um exemplar. Se viesse ao Brasil, não custaria menos de 2 milhões de reais; um GT Performance atualmente sai por 529 mil reais.

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