Sistemas do governo saem do ar, e suspeita é de ataque hacker

1 min de leitura
Imagem de: Sistemas do governo saem do ar, e suspeita é de ataque hacker

O governo suspeita ter sido vítima de um ataque hacker nesta semana. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou na quarta-feira (24) que o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e o Processo Eletrônico Nacional sofreram um “incidente de segurança cibernética”.

Ainda não há informações públicas sobre o ocorrido, mas internamente, a Polícia Federal já investiga as causas do problema e busca saber se realmente se trata de um ciberataque.

Segundo o documento obtido pela CNN, o incidente aconteceu por volta das 11h da terça-feira (23).  Desde então, várias soluções do ColaboraGov foram afetadas e ainda não há previsão para normalização. O texto também informa que as equipes trabalham para garantir que os dados se mantenham íntegros e seguros.

ciberataque governoDocumento detalha órgãos afetados pelo incidente cibernético. 

O SEI é uma plataforma governamental utilizada por nove ministérios brasileiros. Ele foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para gerir documentos e processos eletrônicos e faz parte do Processo Eletrônico Nacional, que estabelece uma infraestrutura pública para documentos.

A queda desse sistema fez com que várias soluções da plataforma Colabora Gov, utilizadas pela administração federal, ficassem indisponíveis, afetando nove ministérios. O documento cita que os seguintes ministérios foram afetados:

  • Ministério dos Povos Indígenas
  • Ministério da Fazenda
  • Ministério do Planejamento e Orçamento
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
  • Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
  • Ministério da Previdência Social
  • Ministério da Igualdade Racial
  • Ministério das Mulheres

Além dos nove ministérios, o documento também menciona que foram afetados a Casa da Moeda brasileira e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Apesar de se tratar de um sistema importante, a indisponibilidade do SEI não afetou o cidadão comum. A plataforma Gov.br continuou funcionando normalmente, de acordo com o ministério.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.