Que fim levou a TVA, operadora de TV a cabo que fez sucesso nos anos 90?

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Uma das pioneiras no segmento de TV por assinatura no Brasil, a Televisão Abril (TVA) conquistou um grande número de clientes no início da década de 1990 ao disponibilizar vários canais famosos transmitidos no exterior. CNN, ESPN, TNT e HBO foram alguns deles.

Lançada em 1991, a operadora fazia parte do portfólio do Grupo Abril, um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, que detém marcas como Veja, Capricho, Super Interessante, Quatro Rodas e Bravo!, entre outras revistas. Alguns anos depois, passou a oferecer mais serviços, como a internet banda larga, acompanhando as tendências do mercado.

Todas as marcas do grupo Abril. como Veja, Saúde, Claudia, Capricho, Quatro Rodas, CasaCor e mais.
A TVA pertencia ao Grupo Abril. (Imagem: Grupo Abril/Reprodução)

Concorrente direta da NET, outra operadora de TV a cabo de grande popularidade da época, a TV por assinatura da Abril começou atuando nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF). Posteriormente, chegou a Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Belém (PA), ainda com o nome original.

O que aconteceu com a TVA? Dando sequência à série “Que fim levou?”, o TecMundo relembra, agora, a trajetória da companhia de TV a cabo que fez sucesso nos anos 1990.

Canais de TV, internet e mais serviços

Quando estreou, a TVA chegava aos seus assinantes por meio do sistema a cabo e pelo Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (MMDS). Esta última tecnologia de comunicação sem fio era uma alternativa para as regiões sem cabeamento, mas depois teve parte da frequência dedicada ao 4G.

A operadora começou com a oferta de cinco canais: TVA Filmes (Showtime), TVA Esportes (ESPN), TVA Notícias (CNN), TVA Clássicos (TNT) e TVA Super (The Superstation). Posteriormente, incrementou seu portfólio com os canais Cartoon Network, HBO, Discovery Channel e Fox.

Uma TV no fundo, que está borrado, e uma mão segurando um controle remoto apontado para televisão.
A TVA foi uma das primeiras operadoras de TV a cabo do Brasil. (Imagem: Unsplash)

MTV Latino, Country Music Television (CMT), Eurochannel e HBO 2 chegaram em 1995, mesmo ano em que o canal TVA Esportes deu origem à ESPN Brasil, em parceria com a ESPN International. Foi nessa época que a empresa também lançou a TVA Digisat, a primeira operadora de TV via satélite com sinal digital do país.

No ano de 1999, a companhia deu um novo passo com a estreia da Ajato, serviço de internet banda larga que estava presente em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Os pacotes ofereciam velocidades de 20 Mbps, 40 Mbps e 100 Mbps, um salto enorme em comparação com o desempenho da internet discada.

Já na primeira década dos anos 2000, a tradicional operadora adicionou mais canais aos seus pacotes, como Animal Planet, Boomerang, National Geographic e The History Channel. Também chegaram os aguardados canais Globosat, como SporTV, SporTV 2 e Globonews, após uma longa disputa judicial.

Outro destaque do período foi a estreia de mais serviços, como o TVA DVR, que possibilitava a gravação de programas, e o TVA Voz Residencial, adicionando a telefonia fixa aos seus pacotes. Canais de áudio e pay-per-view, incluindo o Premiere Futebol Clube, também estavam presentes na oferta.

Como foi a venda da TVA para a Telefônica?

De olho no crescimento da operadora do Grupo Abril, a espanhola Telefônica comprou 49% das ações ordinárias da TVA em 2007, dando início a uma série de mudanças que levariam ao fim da marca lançada no início dos anos 1990. O negócio também envolveu 100% das operações de MMDS em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Na época da venda para a controladora da Vivo, a TVA tinha cerca de 320 mil assinantes, a maioria nas regiões Sul e Sudeste, o que representava uma fatia de 7% do mercado de TV por assinatura do Brasil. O segmento era liderado pela NET, com 38%, seguida pela Sky/DirecTV com 31%.

Vale lembrar que, alguns anos antes, a NET teve parte das ações vendidas para a Embratel, que pertencia ao grupo mexicano Telmex, movimento que levou à estreia dos combos com TV por assinatura, conexão banda larga e telefonia fixa. O objetivo da Telefônica era fazer o mesmo com a compra da TVA.

A TVA chega ao fim: como aconteceu?

Por volta de 2009, a TVA passou por algumas reformulações em seus canais de atendimento e no site, ganhando uma maior integração com a marca da nova proprietária. As mudanças também incluíram a estreia da revista Imagine e a substituição do Canal TVA pelo Imagine TV.

Publicidade Visual da "nova TVA", em que a Vivo TV assumiu.
A atual Vivo TV assumiu o lugar da TVA quando ela foi vendida para a Telefônica Brasil. (Imagem: Vivo/Divulgação)

Finalizando a compra da operadora do Grupo Abril em 2012, quando adquiriu 100% das ações, a Telefônica decidiu encerrar a marca TVA em todos os produtos nos quais ela estava presente. No dia 15 de abril daquele ano, a empresa de TV por assinatura passou a se chamar Vivo TV.

O antigo serviço de internet banda larga Ajato mudou para Vivo Speedy, enquanto o telefone fixo comercializado pela marca foi substituído pelo Vivo Fixo Voip. Esses nomes duraram alguns anos, sendo, posteriormente, trocados — a banda larga da operadora, por exemplo, atualmente é comercializada como Vivo Fibra.

Dessa forma, a marca TVA não existe em mais nenhum produto da empresa para a qual foi vendida. Ela ficou apenas na lembrança dos assinantes que tiveram acesso a uma ampla variedade de filmes, séries, desenhos animados, shows musicais, programas de entrevistas, documentários e eventos esportivos.

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