Por Mariana Malveira.
No universo digital cada vez mais expansivo, uma modalidade de conteúdo vem ganhando destaque pela sua capacidade de engajamento e profundidade: os podcasts. Com a flexibilidade de serem consumidos em praticamente qualquer lugar e momento, eles se tornaram uma plataforma poderosa para vozes de todos os cantos do mundo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Particularmente notável é o crescimento de podcasts criados por mulheres e que abordam o tema equidade de gênero, que trazem perspectivas únicas, abordam questões relevantes e inspiram audiências em escala global. Alguns dos podcasts no Brasil que gostaria de destacar, você confere logo abaixo!
- Leia Mais: 8 podcasts feitos por mulheres
1. MM360 Cast: Podcast do Movimento Mulher 360
O movimento trabalha para acelerar a equidade de gênero no mundo corporativo, trazer conteúdo e ações de conscientização e ajudar com desenho e disseminação de melhores práticas no meio empresarial para o combate à desigualdade.
O podcast é mais um canal do movimento, onde Margareth Goldenberg media conversas com associadas e convidadas sobre temas relevantes para a luta, como:
- liderança;
- políticas empresariais;
- educação;
- interseccionalidades.
2. Diálogos de Equidade - Mulheres no Comando
O podcast é apresentado por Jéssica Paraguassu, fundadora da primeira escola de negócios para mulheres no Brasil, a Mulheres no Comando.
O canal traz análises, conversas, opiniões e trocas sobre a pauta de equidade de gêneros nas empresas, abordando bem estar, saúde, carreira, produtividade, entre outros recortes.
3. Mulheres Elétricas, com Carol Gilberti
Carol é jornalista, empresária e colunista da Band News FM e leva para o programa conversas com mulheres comuns e suas desafios e histórias dentro de empreendedorismo, carreira, inovação, bem estar, entre outros.
- Fique por dentro: Como incentivar a entrada de mulheres na tecnologia
4. Negócio de Mulher
O podcast tem, dentre seus objetivos, a informação e a capacitação técnica e gerencial para alavancar empreendimentos de mulheres, visando enfrentar a pobreza, a desigualdade socioeconômica e a equidade de gênero.
Os conteúdos são transculturais e respondem às necessidades das mulheres nos países de ambas as línguas, pois o contexto pode ser compreendido e apreciado através de diferentes culturas.
5. @Work
O podcast sobre mercado de trabalho da revista Marie Claire abordou em um dos seus episódios o tema equidade de gênero no mercado de trabalho.
Nele, a redatora-chefe Adriana Ferreira Silva recebe a cineasta e ativista Jacira Melo, diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão, e a mestre em economia Gabriela Mendes Chaves, fundadora do NoFront - Empoderamento Financeiro, para um bate-papo que passa por urgências como a precarização do trabalho durante a pandemia e as muitas situações de abuso e assédio moral vividas pelas mulheres.
Ao destacar a importância e o impacto dos podcasts sobre equidade de gênero e os criados por mulheres, reconhecemos não apenas a qualidade e relevância desses programas, mas também damos força a essa pauta tão necessária e relevante.
Eles são, sem dúvida, uma fonte rica de conhecimento, inspiração e conexão, essencial para qualquer pessoa que busque compreender mais profundamente as diversas realidades e perspectivas femininas e boas práticas para se aliar e trabalhar pela equidade.
-
Confira sucessos mundiais no Amazon Music Prime!
O Amazon Prime é um serviço de assinatura que oferece diversos benefícios, e o Amazon Music Prime é um deles! Aproveite 30 dias de teste grátis para ouvir milhares de músicas e podcasts sem anúncios e offline!
Categorias