O Turntable.fm, site que permite a criação de estações de rádio e mixagem com músicas de autoria própria, voltou após quase 8 anos desativado. Embora o funcionamento e interface não apresentem alterações significativas, o retorno trouxe um elemento surpresa. O site ganhou uma nova vertente chamada Turntable.org, com previsão de lançamento para Abril. A novidade é que, diferentemente da primeira, essa versão exigirá o pagamento de uma taxa de inscrição.
A ideia do Turntable é permitir que os usuários criem uma sala virtual e, sem seguida, selecionem músicas para quem estiver online. Atualmente, a seleção parece estar limitada às faixas disponíveis no Youtube. Mas, o site parece ter uma integração com o Soundcloud — que, até o momento, não funciona corretamente.
Aliás, apesar de manter a aparência antiga, o Turntable recebeu algumas atualizações sutis. Uma delas é o avatar, que agora usa máscara em referência à covid-19, e o GameStop com adesivos disponíveis para laptops virtuais de DJs.
Como acessar a plataforma?
Embora esteja de volta à ativa, o site não está disponível para todos os usuários. Na página inicial, exibida na imagem acima, é solicitada uma senha de acesso. Caso o internauta não tenha o código, ele precisa entrar na lista de espera, enviando sua música favorita para o e-mail waitlist@turntable.fm. De forma descontraída, o site informa que a senha somente será liberada se a música informada for boa.
No entanto, mesmo que consiga o acesso, o site pode continuar indisponível, dessa vez por outro motivo. Ao que parece, os servidores estão instáveis e o site tem ficado fora do ar com certa frequência.
Fontes