Lançado na China em agosto, o Xiaomi Mi 10 Ultra é um dos celulares mais avançados do momento. E para demonstrar todo o poder do aparelho, a fabricante chinesa realizou uma corrida entre dois carros, sendo um deles controlado à distância, por meio do novo gadget. O vídeo da disputa foi divulgado na última segunda-feira (7).
Enquanto um dos veículos era guiado de dentro do cockpit, na pista do Circuito Internacional de Tianjin, o outro foi controlado por um gamer profissional que estava há mais de 3 mil km dali. O segundo automóvel foi adaptado para ser dirigido remotamente, utilizando um app instalado no novo Mi 10 Ultra.
O objetivo da Xiaomi era demonstrar o poderio da rede 5G SA (Standalone) disponível no telefone, novo padrão de conectividade das redes móveis. A tecnologia oferece baixíssima latência, em torno de 1 milissegundo, conforme a empresa, fazendo com que os comandos enviados à distância chegassem quase instantaneamente, mesmo com o piloto virtual estando a milhares de quilômetros.
A corrida, que você pode conferir no vídeo acima, parece ter sido vencida pelo jogador de eSports, como sugere a marca. Porém, o mais interessante está na possibilidade oferecida pela quinta geração da internet móvel, de controlar um carro à distância durante uma corrida, com os comandos chegando praticamente em tempo real.
Vantagens do 5G SA
Ao contrário do 5G NSA (Non-Standalone), que funciona em conjunto com a arquitetura da rede 4G atual, inviabilizando o aproveitamento total da nova geração da banda larga móvel, o 5G SA é uma rede autônoma, capaz de reduzir a latência e aumentar a taxa de transferência de dados.
Os benefícios da latência ultrabaixa, disponibilizados por essa tecnologia, poderão ser aproveitados em diferentes áreas. Equipamentos de realidade virtual, indústrias, cirurgias médicas e os segmentos automotivo e de transporte estão entre os que devem contar com este avanço, em breve.
Fontes
Categorias