Invasão de OVNIs? Entenda tudo o que se sabe e o que podem ser os objetos misteriosos aparecendo nos EUA

7 min de leitura
Imagem de: Invasão de OVNIs? Entenda tudo o que se sabe e o que podem ser os objetos misteriosos aparecendo nos EUA
Imagem: Getty Images

Uma onda de avistamentos de luzes no céu da costa leste dos Estados Unidos tem assustado moradores e preocupado autoridades, levantando dúvidas a respeito da origem do fenômeno. Seriam estes Objetos Voadores não Identificados (OVNIs), uma série de drones, meteoritos ou, como sugerem teorias da conspiração, uma invasão alienígena prestes a acontecer?

Segundo a CNN, os relatos começaram em 18 de novembro em Nova Jersey, com os objetos aparecendo no céu todas as noites, desde então, e os registros se intensificando no início de dezembro. Os sobrevoos acontecem principalmente no estado, mas os UFOs ou UAPs, outros nomes pelos quais o fenômeno é chamado, também são notados em regiões próximas.

Os avistamentos foram relatados em pelo menos outros cinco estados, incluindo Nova York, Ohio, Connecticut, Virgínia e Pensilvânia. Os objetos surgem sobrevoando zonas rurais, bairros residenciais e até mesmo áreas restritas como instalações militares.

No último final de semana, o espaço aéreo da Base Aérea Wright-Patterson, em Dayton (Ohio), ficou fechado durante várias horas devido às luzes misteriosas no céu, enquanto oficiais da instalação monitoravam os objetos, com a restrição terminando na madrugada do último sábado (14). O local abriga comandos críticos da Força Aérea americana.

O que são as luzes avistadas nos EUA?

Investigações apontam que os objetos avistados são drones. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
Investigações apontam que os objetos avistados são drones. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

Até o momento, as autoridades federais não deram uma explicação mais exata sobre o que seriam esses objetos voadores, gerando críticas da população, legisladores e personalidades. Mas a principal suspeita é que sejam realmente drones, segundo as investigações iniciais.

Como relata a BBC, a deputada de Nova Jersey, Dawn Fantasia, disse que as aeronaves registradas sobre a região têm até 1,8 m de diâmetro, podem evitar sistemas de detecção convencionais e operam de maneira coordenada. Esses detalhes teriam sido apurados pelo Departamento de Segurança Interna (DHS).

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, complementou a informação dizendo que o aumento dos avistamentos pode estar associado a uma mudança na lei federal que passou a permitir voos noturnos de drones no país. Ele revelou, ainda, que alguns dos relatos se referem a aeronaves tripuladas que são confundidas com drones.

Especialista em investigações de tais fenômenos, o ex-agente especial do FBI, Tom Adams, comentou que a maioria dos casos é de “identidade equivocada”, quando o público identifica, erroneamente, objetos no céu. De acordo com ele, muitas dessas luzes misteriosas são, na verdade, planetas ou satélites em órbita baixa da Terra, como os utilizados pela Starlink.

Qual é a origem dos objetos voadores dos EUA?

Ainda não se sabe quem está operando os drones misteriosos. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
Ainda não se sabe quem está operando os drones misteriosos. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

A origem dos drones avistados nos EUA é desconhecida, até agora. Segundo Adams, é possível que boa parte deles seja operado por cidadãos comuns aproveitando a mudança na legislação, como dito acima, ou interessados em aparecer por causa da grande cobertura midiática do caso neste final de ano.

Já o congressista republicano de Nova Jersey, Jeff Van Drew, chegou a afirmar que os drones estavam vindo de um navio pertencente ao Irã navegando pela costa leste. Por sua vez, o democrata de Illinois, Raja Krishnamoorthi, sugeriu a possibilidade de envolvimento da China.

O radialista George Noory, cujo programa aborda casos inexplicáveis, disse ao Daily Mail que os vídeos de orbes brilhantes e supostas naves em forma de triângulo voando em padrões bizarros provavelmente mostram drones operados por militares. “Eles desligam as luzes, são indetectáveis em alguns casos. É muito, muito bizarro. Isso pode ser um ato de guerra, pelo que sei”, afirmou.

Em entrevista coletiva, a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, descartou a possibilidade levantada por Drew, afirmando que não há nenhuma embarcação iraniana no Oceano Atlântico lançando drones nos EUA. As investigações também estão sendo conduzidas pelo FBI e a Guarda Costeira dos EUA.

De modo geral, as autoridades federais apontaram haver indícios de que os drones não possuem origem estrangeira. Os órgãos também alegaram que as aeronaves não representam uma ameaça à segurança pública, desmentindo informações circulando nas redes sociais e pedindo calma à população.

Críticas às investigações

Donald Trump pediu ao governo que derrube os drones imediatamente. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
Donald Trump pediu ao governo que derrube os drones imediatamente. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

Mesmo com o FBI, o Pentágono e outros órgãos afirmando que as luzes misteriosas no céu são drones e não trazem riscos, as investigações do caso têm sido alvo de muitas queixas. O presidente eleito, Donald Trump, criticou as investigações conduzidas pelo governo de Joe Biden e pediu que as aeronaves fossem derrubadas.

“Avistamentos misteriosos de drones em todo o país. Será que isso poderia realmente estar acontecendo sem que nosso governo saiba? Eu não acredito! As pessoas precisam saber disso, e agora. Senão, derrubem eles!!!”, escreveu Trump em seu perfil na plataforma Truth Social.

Outras figuras políticas seguiram o mesmo tom das críticas do republicano, que assumirá a Casa Branca em 2025. No entanto, atirar para derrubar essas aeronaves não identificadas não é a melhor ideia, pois isso, sim, representaria um risco para as pessoas em terra e passageiros de aeronaves, além de violar a legislação.

Uma fonte envolvida com a investigação sobre os drones misteriosos nos EUA afirmou à CNN que o governo possui outras estratégias contra tais aeronaves, mas que elas só serão colocadas em prática se identificada uma ameaça iminente. De acordo com ela, explodir os drones no ar é o “último recurso”.

Vídeos sobre o fenômeno viralizam

Com tantas imagens de drones misteriosos no céu dos EUA disponíveis nas redes sociais, o tema dominou as discussões online. No X, o termo “OVNI” estava entre os assuntos mais comentados ontem (16).

Muitos usuários do antigo Twitter acreditam que os objetos filmados sejam drones, apesar da qualidade ruim das gravações, com algumas das aeronaves filmadas podendo, inclusive, fazer parte de decorações natalinas ou algo do tipo. Planetas, estrelas, meteoritos, satélites e lixo espacial são outras possibilidades mencionadas.

Há, também, brincadeiras e pessoas duvidando que as imagens sejam reais, apontando que algumas delas podem ter sido criadas com inteligência artificial ou usando truques simples de edição. Além disso, é possível encontrar muitos teóricos da conspiração na plataforma.

Para alguns deles, os drones são operados por nações inimigas dos EUA, o que explicaria os avistamentos perto de instalações militares. Já outros comentam que o fenômeno teria relação com tecnologia alienígena e por isso o governo estaria "escondendo a verdade".

Veja alguns tweets sobre o caso:

Gostou do conteúdo? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos que também gostam desses assuntos. Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.