O maior site de compartilhamento de música via torrent, o What.CD, saiu do ar permanentemente. Na última quinta-feira (17), a conta oficial do serviço no Twitter confirmou a finalização do site sem dizer exatamente o que causou isso. De acordo com o Zataz, entretanto, uma investida da polícia francesa foi o que motivou os administradores a colocarem um fim ao What.CD.
Por conta de eventos recentes, o What.CD está saindo do ar. Não há nenhuma expectativa para voltarmos em breve com o site do jeito que era. Todos os dados do site e dos usuários foram destruídos. Até mais, e obrigado por todos os peixes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A última frase é uma referência ao quarto livro da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.
Due to some recent events, What.CD is shutting down. We are not likely to return any time soon in our current form. 1/2
— What.CD (@whatcd) 17 de novembro de 2016
A plataforma operava de uma forma diferente de outros serviços ilegais, permitindo apenas que membros convidados tivessem acesso
As autoridades teriam apreendido 12 servidores que davam suporte ao site na França, e, por isso, a decisão de encerrar o site antes que dados de usuários fossem comprometidos foi tomada. A plataforma operava de uma forma diferente de outros serviços ilegais, permitindo apenas que membros convidados tivessem acesso ao seu catálogo. Havia ainda um apreço por música em alta qualidade sonora.
O departamento de polícia responsável por crimes de direitos autorais na França não se pronunciou oficialmente sobre o acontecimento, mas há informações de que uma operação dessa divisão foi realizada no momento em que as primeiras instabilidades do What.CD foram percebidas pelos usuários.
Esse site foi criado em 2007, depois do fim do OiNK Pink Palace. Isso quer dizer que a plataforma conseguiu ficar por quase dez anos no ar, o que está sendo considerado um “grande feito”, levando em conta a breve existência de outros famosos concorrentes ilegais, como Limewire, Kazaa etc.
Categorias