Se você esteve procurando por um novo smartphone nos últimos meses, certamente se deparou com vários aparelhos que prometiam telas com maiores resoluções como grande diferencial. Hoje, no mercado, é possível encontrar dispositivos com displays que trazem resoluções HD (720p), Full HD (1080p) e QHD (1440p)... Mas o que isso faz de diferença realmente no aparelho?
É o que nós vamos descobrir agora mesmo. Será que as maiores resoluções fazem com que os jogos fiquem muito melhores? A verdade é que existe muito mais a ser levado em consideração do que apenas a quantidade de pixels que estão sendo utilizados para a reprodução dos games ou vídeos. Vamos conferir esses detalhes agora mesmo — e você nem precisa de uma tela 8K para isso!
Detalhes dependem do desenvolvedor
Não é apenas a tela do celular que faz diferença na hora da reprodução de um game. A programação dele também conta muitos pontos e há momentos em que ela pode ser um problema para uma plataforma. Por exemplo, um jogo que foi criado para iPhone 6 (com resolução 720p) pode ser apenas portado sem adaptações para o Android (que suporta até 1440p nos smartphone), gerando um estiramento dos gráficos.
O game Asphalt 8 não possui texturas próprias em cada plataforma, por isso as diferenças são bem pequenas. (Reprodução/PhoneArena)
Isso não será percebido durante as jogatinas, mas se você fizer uma captura de tela e aproximar a imagem, talvez veja pequenas distorções. O mesmo pode ocorrer em processos contrários, quando um título do Android é portado para o iOS. É claro que não veremos esse tipo de situação nos games mais avançados, pois as desenvolvedoras se preocupam com a qualidade oferecida, mas é algo que pode acontecer em estúdios com orçamento menor.
É preciso citar também um desafio enorme que existe no desenvolvimento de games portáteis. Enquanto a produção de jogos para computadores e consoles não sofre tanto com dimensões de arquivos, nos smartphones é preciso cuidar para que os downloads não ultrapassem os 2 GB. Logo, torna-se essencial produzir gráficos de qualidade, com texturas e gráficos relativamente simples.
As telas não são grandes o bastante para vermos a diferença
O GameBench fez um levantamento bem interessante. Colocou diversos jogos de alta definição sendo executados em três dos principais aparelhos da atualidade: iPhone 6 (resolução HD), iPhone 6 Plus (Full HD) e Galaxy S6 (QHD). Depois disso, analisou a diferença de imagens vista em cada um dos dispositivos que fizeram parte do processo. Você imagina qual foi a conclusão?
Fazendo aproximações nas imagens, é possível ver que os detalhes dos gráficos ficam um pouco diferentes. Por outro lado, com as capturas em tamanho natural, é bem difícil perceber que existem mais ou menos pixels em algumas telas — salvo algumas pequenas percepções de texturas. Mas como é que uma quantidade tão grande de pixels pode não significar melhor qualidade nos games?
iPhone 6 (720p)
iPhone 6 Plus (1080p)
Galaxy S6 (1440p)
A verdade é que as telas de nossos smartphones são pequenas demais para permitir que vejamos algo desse tipo. A densidade de pixels das diferentes telas pode até sofrer variações, mas não em um ponto que nossos olhos consigam perceber. Como mostra o gráfico abaixo deste parágrafo, o tamanho da tela é diretamente proporcional à distância de visualização que você precisa estar do display para começar a notar a pixelização do conteúdo.
De uma maneira bem resumida, isso significa que é possível notar as diferenças se o aparelho estiver muito próximo dos seus olhos. Quanto mais longe as fontes de luz estiverem, menores serão as disparidades. Considerando uma distância saudável para a utilização, não há como dizer que mais pixels significa mais qualidade.
Seu olho não é bom o bastante
Calma... Não precisa correr e marcar uma consulta com o oftalmologista. O que acontece é que nossos olhos não conseguem processar as informações projetadas com tanta exatidão. Isso vai diretamente ao encontro do que dissemos anteriormente: as telas dos smartphones são muito pequenas para que consigamos entender as diferenças vistas nas resoluções de alta definição.
Mas será que nunca tem diferença?
É claro que existem diferenças entre as telas. Displays com resoluções mais baixas (480p ou inferiores) certamente darão experiências inferiores às conseguidas com telas HD. De acordo com o mesmo gráfico mostrado mais acima, uma tela com resolução de 800x480 pixels começa a pixelizar as imagens a distâncias maiores (cerca de 37 cm) do que as vistas em painéis mais avançados, como você pode ver abaixo:
- 480p: pixelização começa nos 37 centímetros
- 720p: pixelização começa nos 28 centímetros
- 1080p: pixelização começa nos 19,8 centímetros
- 1440p: pixelização começa nos 16,4 centímetros
Ou seja: se compararmos uma tela 480p com outras de alta definição, certamente veremos que há muita diferença na qualidade de reprodução. Por outro lado, há pouquíssima disparidade se compararmos telas Full HD e QHD. Se nos lembrarmos de que a distância média entre olhos e aparelho fica perto dos 35 centímetros, é bem compreensível porque dizemos que os games praticamente não mudam nos vários displays disponíveis.
“Mas meu Galaxy S6 tem mais definição que o aparelho do meu amigo!”
Antes de tudo, você precisa se lembrar também que não são apenas as telas que fazem a diferença nesse caso. Um smartphone top de linha vai exibir melhor qualidade de imagens do que um aparelho de entrada ou intermediário, mas isso não é reflexo apenas do painel. Processador, memória e outros recursos de hardware também influenciam diretamente na qualidade exibida pelo jogo portátil.
Resolução demais pode atrapalhar
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o quanto resoluções maiores interferem no processamento dos aplicativos. Alguns aparelhos lançados nos últimos anos receberam duras críticas por causa das telas QHD, que causavam gargalos de memória e ainda reduziam a autonomia da bateria.
É claro que isso vem sendo corrigido desde então, mas são pontos em que você precisa ficar atento antes de comprar um aparelho esperando que a tela QHD seja uma evolução tão grande quanto a Retina da Apple foi quando surgiu com o iPhone 4.
.....
Como você pode ver, a resolução mais alta nem sempre significa uma melhor experiência na reprodução de jogos. Será que essas diferenças ficarão mais evidentes com a chegada de novas tecnologias no futuro?
Você vê diferenças na execução de games em smartphones com tela HD, Full HD e QHD?
Categorias