Windows 11 não vai abandonar suporte para CPUs Intel antigos, confirma Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 não vai abandonar suporte para CPUs Intel antigos, confirma Microsoft
Imagem: GettyImages

O Windows 11 não vai abandonar o suporte para CPUs Intel de 8ª, 9ª e 10ª geração, confirmou a Microsoft. A lista de processadores compatíveis com o sistema permanece a mesma desde 2021, embora esses modelos não estejam mais listados no documento de suporte revisado em fevereiro deste ano. As informações são do site Windows Latest.

Os rumores sobre o possível fim do suporte do Windows 11 24H2 para essas CPUs surgiram após a Microsoft atualizar o artigo “Windows 11 version 24H2 supported Intel Processors” em 13 de fevereiro de 2025.

Na versão revisada do documento, a empresa mencionou a nova versão do sistema, mas removeu da lista os processadores Intel de 8ª, 9ª e 10ª geração, levantando suspeitas de que essas plataformas não seriam mais oficialmente compatíveis.

O Windows 11 24H2 não vai abandonar o suporte para CPUs Intel antigos, mas não recomenda que sejam incluídos em próximos lançamentos. (Fonte: GettyImages)

No entanto, essa exclusão foi um equívoco de interpretação. Segundo a Microsoft, o documento atualizado é um guia voltado para fabricantes (OEMs), auxiliando na escolha de componentes para novos dispositivos. Ou seja, mesmo que esses processadores não sejam mais recomendados para embarcar PCs novos, eles continuam totalmente suportados no Windows 11.

Requisitos mínimos do Windows 11 continuam iguais

Em resposta ao Windows Latest, a Microsoft esclareceu que a lista de requisitos mínimos para rodar o Windows 11 não foi alterada desde o lançamento, com exceção dos novos PCs Copilot+.

“As mudanças na lista de processadores não indicam ou impactam o suporte atual do Windows 11. Elas são destinadas aos OEMs para determinar quais CPUs devem ser utilizadas em novos dispositivos Windows”, explicou a empresa.

Além disso, mesmo que o suporte oficial para determinadas CPUs fosse encerrado no futuro, isso não impediria os computadores de continuarem funcionando. A Microsoft não bloqueia a instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis — e existem truques para contornar restrições —, mas ela se exime da responsabilidade de prestar assistência técnica nesses casos.

Se você pensa em migrar para o Windows 11, principalmente considerando o fim iminente do suporte para o Windows 10, pode conferir se o seu PC é compatível usando a ferramenta oficial da Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.