Nova Alexa com IA pode ser adiada de novo por ainda dar respostas erradas

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Imagem: Amazon

A Amazon vai mesmo revelar no final deste mês a nova versão da Alexa, assistente pessoal da empresa que agora terá inteligência artificial (IA) e uma série de novos recursos. Entretanto, o projeto passou por mais um atraso em decorrência de problemas de desempenho da plataforma — e isso deve prejudicar o calendário esperado para o lançamento do serviço.

A informação é do jornal The Washington Post, que teve acesso a mensagens internas enviadas por um funcionário anônimo. Os recados indicam que a nova Alexa ainda será anunciada em 26 de fevereiro de 2025, mas a disponibilidade deve acontecer apenas “mais de um mês depois”, o que significa por volta do fim de março deste ano.

Ainda segundo as mensagens, os próprios funcionários só ficaram sabendo recentemente do novo prazo. Um dos principais motivos seria o mesmo dos adiamentos anteriores: a nova versão da Alexa ainda está dando respostas incorretas em algumas perguntas feitas nos testes, o que estaria preocupando a companhia.

A saga da nova Alexa com IA

As primeiras informações sobre uma Alexa "turbinada" começaram a circular ainda em 2023, quando também surgiram os rumores de que esse recurso seria pago no formato de assinatura — enquanto a plataforma original permaneceria gratuita para uso. Até o momento, a Amazon não confirmou qual será o preço cobrado pela plataforma e nem em quais dispositivos ela estará disponível.

Ao longo do ano passado, a expectativa era pela revelação do serviço, o que não aconteceu por causa das dificuldades técnicas encontradas pela Amazon no desenvolvimento da assistente pessoal. Alguns ex-funcionários até criticaram essa demora, enquanto outros serviços como o Gemini e o ChatGPT ganharam recursos similares mais rapidamente.

Ainda de acordo com o The Washington Post, alguns dos recursos confirmados para a nova Alexa no lançamento incluem a possibilidade de adotar uma personalidade para futuras conversas e relembrar informações anteriores para melhorar respostas, além da execução de tarefas complexas como pedir comida via delivery ou chamar um carro por aplicativo.

A ideia da fabricante é fazer com que a Alexa se transforme em uma IA agêntica a partir da implementação de novos modelos de linguagem — ou seja, uma ferramenta com autonomia para realizar tarefas com o mínimo de interferência humana e performance maior do que chatbots convencionais.

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