Google Maps vai punir estabelecimentos com avaliações falsas ou artificiais

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps vai punir estabelecimentos com avaliações falsas ou artificiais

A plataforma de navegação e localização Google Maps está implementando novas políticas para flagrar estabelecimentos comerciais com avaliações falsas. As mudanças já estão em vigor no Reino Unido e devem ser expandidas globalmente em breve.

O objetivo da companhia é encontrar locais que tenham engajamento artificial, notas manipuladas e resenhas que são claramente fraudulentas — em especial no caso de elogios. Para isso, ela vai usar mecanismos não divulgados que detectam o uso de contas falsas, múltiplos perfis ou textos copiados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, locais que prometem descontos ou outros benefícios em troca de uma avaliação positiva também serão punidos, já que isso é uma forma de manipular o sistema de resenhas espontâneas.

O que acontece com o local com resenhas falsas?

O jornalista Mike Blumenthal encontrou um desses avisos. A sinalização fica bem visível abaixo das informações básicas sobre o estabelecimento, como o horário de funcionamento.

Estabelecimentos com avaliações suspeitas que tenham sido removidas pela Google serão sinalizados no Maps e punidos com alguns prejuízos na plataforma.

A notificação de que comentários suspeitos foram removidos.  Mike Blumenthal 
A notificação de que comentários suspeitos foram removidos.

Fora o alerta para os clientes, a Google impede o local de receber novas avaliações por um certo período de tempo e mantém as notas já publicadas invisíveis também por algum tempo. Nas regras, não há detalhes sobre qual é a duração desse tipo de punição por parte do serviço.

Os donos do estabelecimento são avisados por um email sobre a aplicação da punição, mas é possível recorrer das decisões e pedir uma revisão para a companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.