Meta diz que IA 'alucinou' ao mentir sobre atentado contra Donald Trump

2 min de leitura
Imagem de: Meta diz que IA 'alucinou' ao mentir sobre atentado contra Donald Trump
Imagem: GettyImages

A Meta pediu desculpas e explicou o que aconteceu após acusações de que a inteligência artificial (IA) da companhia estaria prejudicando Donald Trump ao negar a tentativa de assassinato. O ex-presidente e empresário é novamente candidato ao cargo nas eleições dos Estados Unidos marcadas para novembro de 2024.

Partidários de Trump mostraram em uma série de capturas de tela que o assistente de IA da Meta não conseguiu fornecer detalhes sobre o ataque sofrido pelo político durante um comício em Butler, cidade da Pensilvânia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma diz que "não pode ajudar" ao falar sobre o assunto e que "nem sempre tem acesso às informações mais atuais". Ela cita outros incidentes envolvendo Trump, mas não menciona o caso mais recente. Outros usuários mostraram situações similares, com a IA dizendo que o incidente não aconteceu.

Em outro caso, uma imagem de Trump após a tentativa de assassinato foi marcada de forma incorreta pelos sistemas da Meta como possivelmente falsa e exigindo uma checagem de fatos.

A resposta da Meta

Em uma postagem no blog da empresa, a dona de serviços como Facebook e Instagram relatou que os casos "não são resultados de viés", mas "são infelizes e é compreensível se deixaram essa impressão".

No caso da assistente de IA, o problema é que ela "não é sempre confiável em termos de notícias bombásticas ou devolver informações em tempo real". Para evitar problemas, a Meta programou a IA para se recusar a responder ou falar coisas genéricas sobre incidentes de que ela não tem certeza.

Trump é o candidato pelo partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA.Trump é o candidato pelo partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA.Fonte:  GettyImages 

Porém, em alguns casos, a IA de fato "alucinou". Em outras palavras, ela forneceu informações erradas com base nos próprios dados.

No segundo erro apontado pelos partidários de Trump, o problema foi gerado após uma foto muito parecida ser marcada como falsa. A imagem, que mostrava os agentes do FBI ao lado de Trump supostamente sorrindo, foi alterada digitalmente — mas a mudança era tão sutil que fez a IA achar que a foto original também estava manipulada.

"Ambos os incidentes estão sendo ajustados. Estamos comprometidos a garantir que nossas plataformas são lugares em que as pessoas podem livremente se expressar e estamos sempre trabalhando em fazer melhorias", diz o comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.