A Amazon considera repaginar toda a Alexa, agora com inteligência artificial (IA). A nova assistente virtual da empresa pode ser exclusiva para pagantes de uma assinatura mensal, apontam informantes ouvidos pela CNBC.
Com a nova inteligência artificial embutida, a Alexa disputaria diretamente com outros gigantes do mercado, como o Google (Gemini), a Microsoft (Copilot) e a OpenAI (ChatGPT). Contudo, diferente das soluções alternativas, a plataforma da Amazon custaria um valor mensal e não estaria incluída no pacote Prime.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Atualmente, a Alexa funciona como uma assistente virtual tradicional. Ela entende uma quantidade limitada de comandos, atende a pedidos dos usuários, tira dúvidas com base em conteúdo extraído da internet e mais. Contudo, ela é incapaz de entender o contexto da fala do usuário, tampouco de atender pedidos mais rebuscados.
Lançamento previsto para 2024
Essa nova versão da Alexa seria significativamente mais poderosa e, segundo o site Business Insider, seria lançada ainda em 2024.
Os detalhes acerca dessa nova assistente são escassos e a Amazon se recusou a comentar sobre o assunto. Em setembro de 2023, o vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da empresa, David Limp, confessou ao The Verge que a companhia de fato trabalhava em uma versão parruda da Alexa.
- Confira também: Mercado Livre e Amazon devem retirar anúncios de celulares irregulares de suas lojas
Por enquanto, não se sabe como essa nova assistente vai funcionar, tampouco como ela vai se posicionar para atuais usuários de dispositivos inteligentes da família Echo. Provavelmente, a Amazon deve sanar essas dúvidas quando apresentar a nova IA.
Compre seu Smart Speaker com Alexa
Fontes
Categorias