TikTok testa resultados de busca gerados pelo ChatGPT; entenda

1 min de leitura
Imagem de: TikTok testa resultados de busca gerados pelo ChatGPT; entenda
Imagem: GettyImages

O TikTok começou a testar um novo recurso dentro da página de resultados de busca. No experimento, o serviço agora oferece um texto gerado por inteligência artificial (IA) junto de publicações e contas sugeridas.

De acordo com oThe Verge, a mudança faz parte de uma remodelagem na página de resultados de pesquisa da plataforma, que passa a ficar mais completa. Até agora, somente alguns grupos de usuários tiveram acesso à novidade e não há previsão de que o visual seja aplicado para toda a comunidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso do conteúdo feito por IA, o responsável por gerar o resumo é o ChatGPT. O texto não aparece em todo tipo de pesquisa e depende muito dos termos utilizados — como a procura por uma receita ou uma lista ranqueada de algo, por exemplo.

TikTok virou rival do Google para público jovem

Os conteúdos do ChatGPT no TikTok são resumos que separam alguns dos destaques da pesquisa. Esse filtro é totalmente feito pelo algoritmo e há uma identificação em forma de etiqueta indicando que aquele foi o trabalho de uma IA.

O texto gerado artificialmente por uma IA fica no topo da tela.O texto gerado artificialmente por uma IA fica no topo da tela.Fonte:  The Verge 

Esse não é o primeiro experimento do serviço no campo de resultados. Nos últimos meses, ele passou a exibir também informações básicas sobre determinados temas em parceria com plataformas como a Wikipédia.

A novidade é mais uma forma da rede social chinesa de se aproveitar da popularidade como um mecanismo de busca entre usuários mais novos. Pelos vídeos curtos e dinâmicos, ele tem sido preferido para tirar dúvidas rápidas, até no lugar do tradicional buscador do Google.

Por enquanto, a empresa não se manifestou sobre a mudança. Atualmente, a companhia tem outras preocupações mais urgentes, incluindo a possibilidade de ser banida nos Estados Unidos e uma nova forma de sinalizar se uma publicação de usuários foi ou não feita usando IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.