A Apple corrigiu a brecha que permitia que o Flipper Zero travasse o iPhone usando o Bluetooth. Os dispositivos que rodam o iOS 17.2 aparentemente não são mais vulneráveis ao ataque, impedindo que a sequência infinita de solicitações congele o celular.
O site ZDNet descobriu que a atualização corrigiu a vulnerabilidade, mas sem inutilizar o Bluetooth Low Energy (BLE) do iPhone. Agora, o iPhone com iOS 17.2 ainda recebe as solicitações, mas elas não são suficientes para travar o aparelho totalmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O iOS 17.2 corrige a brecha travava o celular com excesso de solicitações do Flipper Zero.Fonte: GettyImages
A brecha foi divulgada para o público no começo de novembro deste ano. Donos de dispositivos Flipper Zero com firmware personalizado Xtreme podiam disparar solicitações de pareamento constantes para aparelhos nos arredores.
No caso do iPhone, o excesso de solicitações congelava o sistema e exigia a reinicialização do celular para resolver.
Naquele momento, a única solução para o problema era desativar o Bluetooth do celular quando não estivesse em uso. Porém, isso torna a rotina de usuários de fones sem fio menos prática, exigindo mais passos para conectar o periférico.
Não está claro como a Apple conseguiu resolver o problema no iOS 17.2. Provavelmente há um mecanismo dentro do sistema que impede o excesso de solicitações de pareamento. É um alívio para o público que já exista uma solução disponível em atualização.
iOS 17.2 está disponível para download
O iOS 17.2 foi lançado para o público geral na última segunda-feira (11). Além da correção para a brecha do Flipper Zero, a atualização introduziu o novo app Diário, mais funções nativas para o Botão de Ação e suporte aos vídeos espaciais no iPhone 15 Pro.
-
Smartphone Apple iPhone 15, 128 GB
Fontes