A conferência anual da Apple realizada no início de junho de 2023 aumentou as expectativas para o lançamento do iOS 17, o mais novo sistema operacional da empresa para dispositivos móveis.
Com foco em apps e recursos inovadores, a Apple pretende adicionar funcionalidades que aprimoram a experiência do usuário, sem alterar drasticamente a forma como os consumidores utilizam seus dispositivos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O lançamento oficial do iOS 17 está previsto para o segundo semestre deste ano, entre setembro e outubro. Fique por dentro das principais novidades apresentadas pela Apple!
1) Função StandBy como hub de entretenimento
Uma das novidades mais interessantes é a função StandBy, que transforma o iPhone em um hub de entretenimento quando deixado no modo paisagem. Com uma interface inteligente em tela cheia, o StandBy exibe informações como hora, calendário, alertas e sugestões da Siri de forma integrada.
A função Stand By é ativada com o telefone posicionado na horizontal.Fonte: Apple/Reprodução
Outra nova possibilidade é personalizá-lo com relógios, fotos, widgets, controles domésticos e widgets de terceiros. Além disso, apresenta tonalidade vermelha para exibir o relógio no período noturno, assim como o Apple Watch Ultra.
2) Chame a Siri apenas pelo nome
Com o iOS 17, basta chamar a assistente pelo nome, assim como ocorre com a Alexa. Não será mais necessário dizer "E aí, Siri", o que facilita a interação do usuário com o dispositivo.
3) Correio de voz com transcrição de voz
Outra novidade é a introdução da transcrição de voz para texto nas mensagens de correio de voz. Isso permite aos usuários receberem as mensagens de voz ao vivo com a transcrição diretamente no dispositivo, facilitando a compreensão e resposta.
4) Envio de mensagens de vídeo pelo FaceTime
Com a atualização, será possível enviar pequenas mensagens de vídeo pelo FaceTime como um "correio de voz". Os usuários poderão gravar vídeos curtos e enviá-los durante as chamadas.
5) iMessage receberá novas funções
As melhorias previstas para o aplicativo iMessage incluem busca com resultados mais precisos, o gesto "deslizar" para responder a qualquer conversa e mensagens de áudio sendo transcritas.
O usuário pode ler a mensagem transcrita ao invés de escutar o áudio.Fonte: Apple/Reprodução
Há mudanças também no compartilhamento de localização, que será feito diretamente na conversa com um novo recurso chamado 'Check-In' para notificar a família quando o usuário chegar em segurança.
O recurso Check In notifica que o usuário está seguro.Fonte: Apple/Reprodução
Por fim, os aplicativos do iMessage estarão reunidos em um novo botão "+" e todos os emojis serão adesivos.
6) Autocorreção
O teclado do iOS 17 utilizará um novo modelo de linguagem para melhorar as previsões, aprendendo com o uso do usuário. Ele poderá entender melhor o contexto e oferecer previsões personalizadas. Além disso, a digitação por voz também será atualizada.
7) Imagens de fundo diferentes para cada contato
Agora será possível criar fundos personalizados para contatos individuais, tornando as ligações mais personalizadas e divertidas.
Esse recurso também será disponibilizado em aplicativos de chamada externa.Fonte: Apple/Reprodução
8) AirDrop para compartilhar contatos
O iOS 17 trará o NameDrop, uma nova maneira de compartilhar números de telefone e endereços de e-mail entre iPhones por meio do AirDrop. O compartilhamento de mídia também foi remodelado, permitindo transferências longas pela Internet.
9) App Journals focado no bem-estar e saúde mental
O iOS 17 apresentará o aplicativo Journals, idealizado para auxiliar no bem-estar e saúde mental do usuário. Ele utilizará aprendizado de máquina no dispositivo para criar sugestões personalizadas para registro no diário, incluindo fotos, exercícios e interações como prompts.
Apenas o usuário do iPhone tem autorização para acessar o seu app Journals.Fonte: Apple/Reprodução
As entradas poderão ser marcadas como importantes, e o diário poderá ser bloqueado com criptografia de ponta a ponta para garantir a privacidade.
10) Maps funcionando no modo offline
O aplicativo de navegação Maps poderá funcionar offline, permitindo que os usuários salvem áreas de mapas em seus dispositivos e utilizem a navegação passo a passo mesmo sem conexão com a internet – uma função que o Android disponibiliza há anos.
11) Atualizações de acessibilidade
O iOS 17 trará recursos de acessibilidade aprimorados, como o Assistive Access, que adiciona uma interface personalizável para facilitar o uso do iPhone por pessoas com deficiências cognitivas.
O Live Speech permitirá que pessoas mudas tenham suas palavras faladas pessoalmente ou por telefone. Já o Personal Voice ajudará pessoas com risco de perda da fala a criarem uma voz semelhante à sua. E o Point and Speak dará assistência a pessoas cegas e com baixa visão a ler textos apontando o iPhone para objetos físicos.
Agora que uma nova atualização do iOS está prestes a ser lançada, é normal considerar que alguns iPhones serão descontinuados pela Apple. Especialistas apontam que os iPhones 8 e X continuarão com o software atual da empresa enquanto os demais serão atualizados.
Gostou das novidades? Veja aqui como você pode fazer o download gratuito do iOS 17 beta para desenvolvedores liberado recentemente pela Apple!
Fontes