O Google lançou a primeira versão de prévia do Android 14 nesta quarta-feira (8). Disponível apenas para desenvolvedores, a nova versão do sistema operacional (SO) móvel já pode ser instalada em dispositivos da própria empresa.
O Android 14 Developer Preview (DP1) ainda está em sua primeira fase e o recomendado é que usuários comuns não façam a instalação. Seja por causa da quantidade de bugs ou mesmo pela falta de experiência. De acordo com a própria empresa, a disponibilidade do SO para desenvolvedores acontecerá até março.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Google prevê que o Android 14 seja lançado oficialmente em agosto de 2023.
Entre março e abril, porém, o Google deverá disponibilizar as primeiras versões beta para usuários, atingindo a estabilidade do sistema entre junho e julho. Já o lançamento final da atualização deverá acontecer somente entre os meses de julho e agosto — o Android 13 foi lançado oficialmente em agosto de 2022.
Atualmente, o Android 14 já pode ser instalado nos seguintes dispositivos:
Pixel 4a (5G)
Pixel 5 e 5a
Pixel 6 e 6 Pro
Pixel 6a
Pixel 7 e 7 Pro
Quais as novidades do Android 14?
Uma das novidades do Android 14 é o suporte para dispositivos com telas maiores, dando sequência ao trabalho feito nas últimas versões Android 12L e Android 13. A empresa espera melhorar a experiência de uso com a atualização, além de implementar novas ferramentas para os desenvolvedores, como recursos de multitarefa.
Nestes dispositivos, o Android permitirá que os usuários aumentem a fonte do sistema em até 200% — atualmente, o máximo é 130%.
A nova versão do sistema também deverá incluir melhorias focadas em acessibilidade, no gerenciamento de energia da bateria e também de segurança. Outro ponto citado pelo Google está na personalização do sistema, além de trazer novos recursos voltados para o uso de multi idiomas.
Entre as opções de segurança, o Android 14 também vai barrar as permissões de aplicativos maliciosos no sistema de maneira automática. Isso implica, entre outros, que aplicativos mais antigos não poderão ser instalados nesta edição do Android.
O Google deve compartilhar mais informações sobre o novo Android durante o evento anual I/O, que deverá acontecer no mês de maio.
Categorias