O Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra foram atualizados para a One UI 5 em novembro deste ano. Com a nova versão do sistema customizado pela Samsung, veio também a versão mais recente do sistema operacional, o Android 13. O que deixa tudo mais importante é um detalhe: essa é a última grande atualização para os aparelhos, os últimos da linha Note.
Como sabemos, a série de celulares que já foi o topo absoluto do que a Samsung oferecia foi descontinuada, em detrimento aos novos aparelhos dobráveis da fabricante. Seguindo a política de três anos de upgrades da Samsung, os Galaxy Note 20 chegaram ao seu terceiro e último com o Android 13.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É importante para os usuários desses aparelhos saberem que eles não receberão mais atualizações do Android, mas é igualmente importante lembrar que isso não significa que os celulares serão abandonados. Patches e correções de segurança, por exemplo, devem continuar acontecendo por pelo menos mais um ano.
One UI ainda pode ser atualizada
Também é interessante manter em mente que atualizações da One UI ainda são possíveis. Enquanto a Samsung fizer mudanças em seu sistema próprio, com base na mesma versão do Android, nada impede que essas atualizações cheguem para os Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra.
Não temos promessas, no entanto, de que isso vai acontecer. Em fevereiro de 2023, daqui a apenas dois meses, acontece o lançamento da série Galaxy S23, próxima geração dos dispositivos high-end da Samsung.
Com a estreia, a empresa deve disponibilizar também a One UI 5.1, então vai ser depois desse momento que a fabricante vai revelar a lista dos dispositivos que receberão essa atualização. Só então teremos certeza se os Galaxy Note 20 estarão entre os candidatos a receberem a One UI 5.1.
Fontes