A Samsung revelou nesta terça-feira (26) que está trabalhando em um novo serviço de jogos na nuvem, que deve chegar primeiro às smart TVs equipadas com o sistema operacional Tizen. O anúncio foi feito durante a abertura da Samsung Developer Conference (SDC) 2021, realizada virtualmente.
Sem entrar em detalhes, a gigante sul-coreana disse apenas que conta com o auxílio de parceiros no desenvolvimento do streaming de games, sem contar quais são eles. A companhia também informou que tem utilizado tecnologia da web para ativar a plataforma, mas não divulgou quando ela será lançada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o The Verge, a proposta da novidade revelada durante a SDC 2021, que chegará para concorrer com serviços como Google Stadia e Amazon Luna, entre outros, é bem simples. O assinante precisa apenas de uma TV compatível, conexão com a internet e um joystick para iniciar a diversão, escolhendo entre os títulos disponíveis para jogar.
Apresentação do serviço de jogos na nuvem da Samsung durante a SDC 2021.Fonte: YouTube/Samsung
Em relação a isso, no momento não há qualquer informação a respeito dos games que entrarão no catálogo (a empresa fala em "títulos mais recentes") nem se o serviço ficará restrito aos televisores da marca. No seu site, a Samsung explica apenas que a estreia será nas TVs com Tizen.
Plataforma Gaikai
O serviço que acaba de ser revelado durante a conferência de desenvolvedores não é a primeira investida da empresa no universo dos games online. Em 2010, ela fez parte de um projeto de streaming de jogos chamado Gaikai, que tinha funcionamento semelhante ao da futura plataforma, permitindo jogar nas TVs de última geração da fabricante.
A estreia de uma versão beta do app Gaikai aconteceu em meados de 2012, ficando disponível para alguns modelos de smart TVs da marca. A ideia era jogar sem a necessidade de ter um console plugado ao televisor, bastando escolher um dos jogos online disponíveis no catálogo do serviço.
No entanto, a Gaikai acabou sendo comprada pela Sony e a parceria com a Samsung não durou muito, levando a empresa sul-coreana a se retirar do projeto. A marca japonesa, por sua vez, incorporou a tecnologia que até então estava em testes ao PlayStation Now.