A Microsoft está trabalhando em uma ferramenta para o Word que dará sugestões de palavras para os usuários enquanto eles digitam no computador. O recurso será bastante parecido com o utilizado pelo Google Docs, que “prevê” as palavras que o usuário está escrevendo a partir de machine learning.
O sistema chegará para todo mundo em março, junto de uma atualização do software. Em uma página dedicada somente para a ferramenta, a Microsoft argumenta que o mecanismo “ajuda os usuários a escrever de maneira mais eficiente, prevendo textos de forma rápida, oportuna e precisa”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Ele reduz os erros de ortografia e gramática e aprende com o tempo para dar as melhores recomendações baseadas no seu estilo de escrita”, complementa o texto explicativo.
As palavras sugeridas aparecerão em um tom mais claro junto do que está sendo escrito no Word. Para aceitar a sugestão bastará apertar a tecla “Tab”, sendo que para rejeitar o “Esc” no teclado pode ser acionado.
A ferramenta também terá a opção de ser desligada, já que pode parecer incômoda para alguns. Desde o início de fevereiro a Microsoft testa o recurso no Outlook, cliente de e-mails da empresa.
No Google Docs ele é chamado de “Smart Compose”, ou “Composição Inteligente” em tradução livre para o português. O sistema possui o mesmo objetivo de agilizar a escrita e também pode ser ligado e desligado a qualquer momento.