A Adobe anunciou nesta quarta-feira (03) a liberação de novas ferramentas gratuitas voltadas para arquivos em PDF. E, para facilitar a vida dos usuários, todos os recursos já lançados foram reunidos na página PDF online. Com os novos recursos, os usuários poderão proteger seus arquivos com senhas, dividir um único documento em duas partes e até mesmo mesclar vários PDFs.
Conforme a Adobe, os usuários poderão aproveitar gratuitamente os recursos de visualização de PDF, adição de comentários, compartilhamento de documentos para revisão, preenchimento e assinatura de formulários. Nesta lista, estão ainda outras possibilidades, inclusive o lançamento de julho de 2021, que liberou a conversão para PDF de arquivos criados no Microsoft Word, Excel e PowerPoint.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tela de recursos disponíveis na página PDF Online. Fonte: Kris Gaiato/Reprodução
Embora o acesso não requeira pagamentos ou assinaturas, algumas ferramentas sofrem restrições. Para alguns recursos, por exemplo, o acesso é limitado a uma vez por dia, 5 vezes por semana. Além disso, mecanismos mais avançados da plataforma, como edição de texto, permanecem reservados aos assinantes dos serviços Document Cloud e Creative Cloud.
Apesar de a Adobe ter sido criadora do formado PDF, que significa Portable Document Format (ou Formato de Documento Portátil, em tradução livre), existem inúmeras outras plataformas com ferramentas voltadas para esse formato — como a Docusign. Usuários do Microsoft Edge também podem manusear seus arquivos no navegador, que permite grifos e desenhos livres. Aliás, cnforme noticiado pelo TecMundo em novembro de 2020, agora também é possível realizar anotações nos arquivos.