A Microsoft lançou hoje (10) um programa histórico. A empresa colocou em prévia pública no Linux o Microsoft Teams, o mensageiro corporativo da companhia. Trata-se do primeiro serviço da história do pacote Office (agora mais chamado de Microsoft 365) a integrar o sistema operacional de código aberto.
O Teams foi disponibilzado em pacotes nativos do Linux nos formatos DEB e RPM. A Microsoft informa ainda que está acompanhando o desempenho do programa e vai ouvir as sugestões e críticas da comunidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A interface do software é a mesma de outras plataformas (ele já estava disponível para Windows e macOS, levando em conta apenas desktop) e todas as principais funções estão presentes nessa versão. Isso inclui chat em grupo ou privado, chamadas em áudio ou vídeo, calendário comunitário e colaboração em documentos em tempo real.
Teams pode ser baixado em dois formatos de pacote (fonte: Divulgação/Microsoft)
Esse lançamento não significa apenas uma rara aproximação da Microsoft com a comunidade Linux. Ela é também parte da estratégia da empresa de fortalecer a presença do programa no mercado: atualmente, ele trava uma briga intensa com os concorrentes do setor — o Slack, o Facebook Workplace e o Google Hangouts.
Você pode fazer o download do Microsoft Teams para Linux por aqui.
Fontes