Pois é, tudo indica que as coisas estão ficando cada vez melhores para os criadores do Mozilla Firefox. Lançada recentemente, a versão atualizada do navegador promete ser mais rápida e mais leve, consumindo menos memória RAM do computador — tanto que, nos testes de desempenho, o Firefox Quantum saiu na frente de outros do gênero, ganhando até do Google Chrome. No teste de velocidade realizado, o Firefox Quantum atingiu 66 pontos contra os 51 da versão 61 do Chrome.
Entre os recursos novos, há também uma integração com o aplicativo Pocket, que permite salvar textos para ler mais tarde e sincronizá-los em outros dispositivos sem precisar instalar nada! O conteúdo salvo fica salvo na nuvem e pode ser aberto pelo usuário tanto no celular quanto no PC, o que é bem útil na hora de salvar aquela notícia para terminar de ler mais tarde, né?
Confira no tutorial abaixo como utilizar o Pocket integrado ao Firefox
Como usar o Pocket
- Abra o texto ou site desejado no Firefox. Você vai perceber que há o botão do acesso rápido do Pocket ao lado da barra de endereços. Clique nele.
- Agora, será preciso fazer login caso você queira seus textos sincronizados em outros dispositivos. Você pode utilizar o login e a senha da sua conta do Firefox ou criar uma conta nova no Pocket, direto no site do aplicativo.
- Depois, para salvar a página, clique novamente no botão.
Para deixar o conteúdo organizado, você pode utilizar tags quando for salvar os textos, deixando-os separados por categorias e bem mais fáceis de achar quando você quiser lê-los. Para colocar as tags, é só digitar a palavra desejada no campo que aparecer depois de salvar o texto.
Acessando os textos
- Clique no ícone ao lado do símbolo de downloads para abrir o menu “Biblioteca”, do Firefox.
- Em seguida, clique em “Ver lista do Pocket”.
- Os itens salvos serão mostrados em miniaturas.
Para ler, basta clicar no texto desejado e marcá-lo como “Concluído” depois de terminar a leitura, para arquivar o artigo. Você vai perceber que, na aba ao lado, há a seção “Recomendado”. Clicando lá, serão mostrados textos que podem ser do seu interesse, sugeridos pelo próprio navegador. Para adicioná-los à sua lista do Pocket, é só clicar em “Salvar”. Como esse recurso é novo, é importante lembrar que os textos mostrados estão em inglês — pelo menos, por enquanto.