Mastodon cresce 6.000% após Elon Musk comprar o Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Mastodon cresce 6.000% após Elon Musk comprar o Twitter
Imagem: Mastodon/Divulgação
Avatar do autor

O Mastodon pode assumir o posto de rede social substituta do Twitter. Dados do eMarketer mostram que os downloads do aplicativo da rede social aumentaram mais de 6.000% entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro de 2022.

O período de crescimento coincide com o bilionário Elon Musk assumindo o comando do Twitter. Supostamente, a figura do empreendedor e as recentes controvérsias estão fazendo os usuários migrarem para outras redes sociais.

Quadro com o número mundial de download de aplicativos na App Store e Google Play.Quadro com o número mundial de download de aplicativos na App Store e Google Play.Fonte:  eMarketer/Reprodução 

O Mastodon ganhou bastante popularidade nas últimas semanas. Com mais de 489 mil novas contas, a plataforma atingiu a marca de um milhão de usuários ativos mensais no dia 6 de novembro.

Recentemente, o criador e CEO Eugen Rochko revelou estar trabalhando até 14 horas por dia para dar conta da grande demanda de usuários. Tal como, o site enfrentou problemas com envio de e-mails de confirmação por estourar o limite diário do provedor.

Para mais, as pesquisas no Google pelo termo Mastodon aumentaram 283% entre outubro e novembro. Dados reforçam a teoria de que os usuários descontentes do Twitter estão em busca de um novo espaço.

Entretanto, a rede de Elon Musk ainda é o sétimo app mais baixado nos EUA e tem mais de 368 milhões de usuários globais ativos mensalmente. As previsões do eMarketer indicam que a base de usuários da plataforma deve cair de 0,5% para 57,5 milhões em 2022.

O que é o Mastodon?

Mastodon tem atraído novos usuários por ser um ambiente menos tóxico que o Twitter.Mastodon tem atraído novos usuários por ser um ambiente menos tóxico que o Twitter.Fonte:  Reuters/Reprodução 

O Mastodon é uma “rede social descentralizada” nos moldes de um microblog semelhante ao Twitter. Entretanto, os usuários têm liberdade de criar as próprias redes (servidores) com regras e regulamentos individuais.

Com amplo comprometimento em preservar um ambiente de conversa saudável, a plataforma também prioriza a publicação em ordem cronológica. Outro atrativo é que a versão desktop e os apps não hospedam anúncios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.