(Fonte da imagem: Reprodução/MacMagazine)
De acordo com um estudo recente conduzido pela agência de consultoria Brand Finance, a Apple atualmente ocupa a posição de marca mais valiosa do Vale do Silício norte-americano. A pesquisa comparou o valor de 500 empresas distintas para determinar qual delas atingia o patamar mais elevado de dinheiro.
Os analistas chegaram a esse número por meio de estimativas da “taxa de royalties que seria cobrada para o uso da marca”, somando a isso sua receita atual e futura. Além do primeiro lugar da empresa da Maçã, aparecerem no pódio a Google, em segundo, e a Microsoft, em terceiro. A marca da Apple vale US$ 104,7 bilhões, enquanto a da Gigante das buscas fica em US$ 68,6 bilhões e a empresa de Bill Gates em US$ 62,8 bilhões.
Outras marcas famosas que aparecem nos dez primeiros lugares do estudo são as operadoras telefônicas norte-americanas Verizon e AT&T (em quarto e sexto lugar, respectivamente), a GE (em quinto) e a Amazon (em sétimo). Grandes nomes como Walmart, IBM e Coca-Cola fecham o topo da lista, respectivamente em oitavo, nono e décimo lugar.
(Fonte da imagem: Divulgação/Brand Finance)
O topo do mundo
Também é interessante observar que o estado norte-americano da Califórnia, dentro do qual está localizado o Vale do Silício, é o que possui o maior montante de valor de marcas, chegando a um total de US$ 484 bilhões, ainda que tenha um total de empresas menor que o do estado de Nova York. No que diz respeito à agregação dos setores, a tecnologia leva sozinha o primeiro lugar, com suas marcas acumulando 22% do total de US$ 2,5 trilhões.
No ano passado, a Apple finalmente conseguiu ultrapassar a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo inteiro. Dessa forma, não é de se surpreender que ela também lidere no canto do mundo em que se situa sua base de operações. Resta agora saber o que as demais companhias – especialmente a rival Google – vão fazer para reverter essa situação.
Fontes
Categorias