EIZO: a empresa que está dominando os monitores gamer

4 min de leitura
Imagem de: EIZO: a empresa que está dominando os monitores gamer
Avatar do autor

Para quem joga profissionalmente — ou simplesmente quer ter a melhor experiência disponível —, um monitor de qualidade pode fazer grande diferença. Ciente da demanda constante por produtos de alto desempenho, empresas como BenQ, Samsung e Philips, entre outras, oferecem um número cada vez maior de opções cujo objetivo é conquistar o público “gamer”.

No entanto, uma marca relativamente desconhecida do público brasileiro vem ganhando cada vez mais espaço nesse cenário: a EIZO. Conhecida principalmente por suas soluções para hospitais e profissionais da área do design, a companhia também vem apostando em opções de tela que já conquistaram diversos jogadores de alto nível.

Atualmente, a empresa patrocina os times Ninjas in Pyjamas, Qualitas Helvetica, Maaischguet, LowLandLions, eXtatus, AT Gaming, Easy Fix, Playing-Ducks e.V. e Galactic. Algo e tanto para um nome que, até pouco tempo atrás, sequer passava pelo pensamento de quem acompanha o universo dos jogos eletrônicos.

Tecnologia VA

Um dos diferenciais da EIZO é o fato de a empresa trabalhar com a tecnologia de alinhamento de imagens VA (Vertical Alignment). A solução tenta combinar os métodos usados em painéis TN e IPS com o objetivo de gerar imagens que apresentam um maior nível de contraste e que conseguem trabalhar com tons de preto mais realista.

A empresa aposta na tecnologia VA para se destacar

Embora o tempo de resposta oferecido seja bom na teoria, na prática eles não são muito bons. Com isso, produtos que usam a tecnologia tendem a apresentar efeitos de ghosting notáveis, visto a demora de seus pixels para transitar entre um estado iluminado e outro totalmente preto.

Outro problema enfrentado pelos painéis do tipo é o fato de sua reprodução de cores ser melhor que a oferecida pela tecnologia TN, mas não ter a mesma precisão da solução IPS. Em compensação, os ângulos de visualização oferecidos são muito bons e companhias como Philips, Samsung e BenQ ajudaram a criar tecnologias como a MVA (Multi-domain Vertical Alignment) e AMVA+ (Advanced MVA) que ajudaram  a acabar com muitos dos problemas tipicamente associados à tecnologia.

A companhia também produz dispositivos mais “convencionais” que adotam a solução IPS, apostando em diferenciais como qualidade de imagens, taxas de atualização e tipos de conexão para se destacar. Focada na qualidade, a empresa atualmente trabalha com uma quantidade de produtos, cada um destinado a um uso específico.

Reprodução fiel de cores

A experiência da EIZO na produção de soluções médicas e para designers permitiu a ela desenvolver a tecnologia ColorEdge. A solução é integrada na forma de um circuito integrado específico à aplicação (ASIC) e combinada com um sistema de gradação de performance que assegura um desvio mínimo entre diferentes unidades do monitor.

Tecnologias garantem a reprodução de cores de forma exata

A fabricante também é conhecida pelas suas tecnologias de calibragem automática adotada pela série EIZO CG. Os dispositivos são capazes de realizar medições e ajustes em seus sistemas de cor de forma a assegurar que imagens e outros conteúdos gráficos são exibidos com cores exatas — algo bastante importante para fotógrafos e para designers.

EIZO Turbo 240

Um dos diferenciais dos novos monitores da EIZO é a tecnologia Turbo 240, desenvolvida com o objetivo de eliminar completamente o efeito conhecido como Motion Blur. Isso ocorre quando a taxa de atualização de um monitor não é capaz de acompanhar a velocidade de movimentos dos objetos mostrados na tela — algo que faz com que borrões surjam na tela.

A solução da companhia dobra a quantidade de quadros do sinal de entrada e faz com que a luz traseira “pisque” de forma a emular o funcionamento de um display do tipo impulso. O número de frames não é exatamente dobrado: eles simplesmente são exibidos duas vezes pelo monitor, sendo exibido de forma semelhante a um produto de 120 Hz convencional.

Solução elimina o efeito conhecido como motion blur

Ao piscar a iluminação traseira de forma extremamente rápida, a EIZO faz com que o usuário dificilmente note as mudanças de estado do painel LCD utilizado. O resultado desse processo é a eliminação completa do efeito de motion blur, algo especialmente importante para quem joga títulos que exibem muitos elementos em tela e que exigem respostas rápidas.

O contraponto trazido pela tecnologia é o fato de ela propiciar a aparição do efeito fickler — a visualização perceptível dos ciclos de atualização de uma tela — quando o usuário está lidando com imagens estáticas. Ciente disso, a companhia oferece a oportunidade de ligar ou desligar o Turbo 240 de forma fácil conforme a situação apresentada.

E no Brasil?

Infelizmente, os produtos para gamers da EIZO não são vendidos oficialmente pela companhia no Brasil. Dessa forma, quem decidir investir na compra de um dos produtos especializados oferecidos por ela vai ter que recorrer a um processo de importação que pode resultar em somas bastante salgadas — no Mercado Livre, as opções da empresa superam facilmente a marca dos R$ 4 mil.

A fabricante oferece diversas opções de conexões a seus consumidores

O que dá esperanças de que esses produtos possam chegar aqui de forma oficial — e menos dispendiosa — é o fato de que a companhia já possui representação no país. No entanto, atualmente ela oferece somente soluções médicas como monitores clínicos e soluções para gráficos e produções de vídeo.

Com o crescimento do mercado de acessórios voltados para gamers, não vai ser exatamente uma surpresa se os monitores da EIZO começarem a ganhar espaço também no mercado nacional. Mesmo que você prefira outras marcas, a chegada de um nome de peso nas lojas nacionais deve ajudar a fortalecer a concorrência, resultando tanto na criação de modelos cada vez melhores quanto na possível diminuição dos preços praticados.

Você conhece a EIZO? Qual monitor gamer tem a sua preferência? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.