9 marcas que são propriedades ou parceiras da Xiaomi e você não sabia

3 min de leitura
Imagem de: 9 marcas que são propriedades ou parceiras da Xiaomi e você não sabia
Imagem: GettyImages

A fabricante chinesa Xiaomi é reconhecida há anos como um nome forte no setor de tecnologia. Ela está presente em setores como o de smartphones, tablets, notebooks, fones de ouvido, smartbands ou smartwatches, casas inteligente e até no meio automotivo.

Para além dos produtos próprios, ela é também dona, investidora inicial ou parceira próxima de uma série de outras marcas. Elas ajudam a expandir a presença da Xiaomi em outros segmentos e você já pode conhecer algumas delas, mesmo sem saber da relação. Na verdade, na maioria dos casos, quase não há informações públicas sobre qual a ligação entre as companhias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A seguir, separamos exemplos dessas alianças — excluindo a Redmi, uma subsidiária já bastante conhecida pela ligação com a companhia.

1. POCO

Uma das subsidiárias mais populares da Xiaomi é a POCO, que nasce em 2018 com o lançamento do celular Pocophone F1. Esse smartphone top de linha tinha especificações técnicas bem interessantes e um preço bastante atrativo, virando um sucesso de vendas em especial na Índia e chegando também ao Brasil.

POCO X6 Pro.POCO X6 Pro.Fonte:  POCO 

A POCO virou uma companhia independente em 2020, assim como a Redmi, mas continuou lançando smartphones de custo-benefício — quase todos com uma variante na cor amarela bastante característica. Os modelos mais recentes são os da linha F6.

2. Black Shark

A Black Shark é uma marca de smartphones gamers fundada em 2017 com apoio financeiro principalmente da Xiaomi. Os modelos focam em especificações técnicas para desempenho em jogos, como taxa de atualização de tela, resfriamento, sistema de áudio e processador.

O Black Shark 5.O Black Shark 5.Fonte:  Black Shark 

Até o momento, a companhia lançou cinco gerações de smartphones, além de acessórios como controles e fones de ouvido, além de um smartwatch. Porém, a divisão entrou em crise em 2022 após vendas abaixo do esperado e passou por uma demissão em larga escala.

3. Haylou

A Haylou é uma empresa emergente no setor de dispositivos vestíveis — fones de ouvido, pulseiras inteligentes e principalmente smartwatches, com modelos que atraem pelo baixo preço.

O relógio Haylou Solar.O relógio Haylou Solar.Fonte:  Haylou 

Ela opera de forma independente e nasceu em 2015 fruto de outra empresa chinesa, a Liesheng. Mas, desde o começo, ela também integrou o ecossistema da Xiaomi, que é a sua principal cliente — a Haylou é a responsável pela fabricação dos fones de ouvido das famílias Mi e Redmi Airdots.

4. Mijia

A submarca Mijia foi uma das primeiras da Xiaomi. Ela foi criada em 2014, na empolgação da indústria com a Internet das Coisas (IoT) e o lançamento de eletrodomésticos inteligentes para uma casa conectada.

Um acessório da linha Mijia.Um acessório da linha Mijia.Fonte:  Xiaomi 

Ela começa lançando uma panela de arroz elétrica conectada que é um sucesso de vendas e abre espaço para outros produtos. Ao longo dos anos, foram lançados itens como câmeras 4K, aspirador robô, geladeira, filtro de água, umidificador de ar e muitos outros.

5. Zepp Health

A Zepp Health é uma empresa de serviços e produtos de saúde e bem-estar. Ela foi fundada como Huami e mantém acordos e investimento por parte da Xiaomi. Além disso, por anos, foi a responsável pela fabricação de relógios e pulseiras inteligentes da companhia — de quem tem se distanciado para conquistar o mercado global.

Relógios Amazfit.Relógios Amazfit.Fonte:  Zepp Health 

Fora manter a popular marca de smartwatches Amazfit, a companhia tem um aplicativo de monitoramento de saúde, o Zepp Life, que é uma alternativa ao Mi Fitness.

6. iHealth

Também chamada de iHealth Labs, essa companhia é uma parceira de longa data da fabricante. Em 2014, a marca de acessórios voltados para o campo da saúde se separou de outra empresa, a Andon, e recebeu um financiamento da Xiaomi, que manteve por anos 20% de participação na startup.

Os produtos do iHealth.Os produtos do iHealth.Fonte:  iHealth 

Os dispositivos de maior destaque da companhia incluem um monitor de pressão sanguínea conectado ao celular, rastreadores de qualidade de sono e medidores de glicose. Eles também possuem testes rápidos de covid-19, termômetros e oxímetros, que foram importantes no período da pandemia.

7. Airstar Bank

Uma das subsidiárias mais recentes e curiosas da Xiaomi é o Airstar Bank, um banco digital que atua somente em Hong Kong. Ele começou a operar em 2019, também com investimentos do Futu Group.

O mascote do banco virtual.O mascote do banco virtual.Fonte:  Airstar Bank 

Atualmente, ele oferece serviços para pessoas físicas e jurídicas, com operações básicas que incluem empréstimo, câmbio e transferências entre diferentes moedas.

8. Yeelight

A lâmpada inteligente.A lâmpada inteligente.Fonte:  Yeelight 

A Yeelight é uma submarca de equipamentos de iluminação que faz parte do ecossistema da Xiaomi desde 2014. Ela é responsável pelo lançamento de dispositivos como lâmpadas inteligentes, LEDs de decoração ou de ambiente e sensores de aproximação, entre outros.

9. Segway-Ninebot

A fabricante de veículos individuais de transporte Segway foi comprada em 2015 por uma marca chinesa chamada Ninebot. O resultado dessa aquisição, a Segway-Ninebot, teve US$ 80 milhões em investimento inicial da Xiaomi.

Alguns dos produtos da marca.Alguns dos produtos da marca.Fonte:  Segway-Ninebot 

O Ninebot Mini, primeiro modelo fruto da parceria, foi lançado em outubro do mesmo ano. A companhia segue lançando patinetes e até motos elétricas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.