Aproveite as férias de dezembro e dê um “up” na carreira em 2024

3 min de leitura
Imagem de: Aproveite as férias de dezembro e dê um “up” na carreira em 2024
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já começou a escrever as suas metas para 2024? Todo início de ano é uma ótima oportunidade para tirar do papel sonhos guardados há tempos. No campo profissional, os primeiros meses podem ser tanto de planejamento quanto de imersão em novos aprendizados.

Se faltar estímulo, saiba que o otimismo do mercado está alto. Segundo a nova edição do Guia Salarial 2024, mais da metade das empresas (55%) está confiante para o ano que vem, sendo que 54% pretendem abrir novos postos de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E se você pensa que a fluência do inglês já chegou para todo mundo, está enganado. “Mesmo após tantos anos, a fluência do inglês no Brasil ainda é muito baixa, estando na casa do 1%, o que para aqueles que possuem uma desenvoltura maior é a chance de ter um currículo mais atrativo e competitivo perante aqueles que não tem”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.

Fluência no inglês pode ser o diferencial do seu currículo.Fluência no inglês pode ser o diferencial do seu currículo.Fonte:  Pixabay 

Oportunidade de crescimento na carreira para 2024

Conhecimentos básicos e intermediários do inglês são fundamentais para diversos níveis hierárquicos – do estagiário ao CEO. Inclusive, a familiaridade com a língua inglesa já é pré-requisito em inúmeras oportunidades de emprego. Muitas vagas também necessitam de conhecimento intermediário ou avançado da língua.

Em estudo feito pela empresa de recrutamento Hays, o inglês aparece como a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, com 91%, seguida do espanhol, com 42%. O conhecimento nessas línguas permite que colaboradores em diferentes posições possam representar a empresa internacionalmente em eventos ou congressos sobre assuntos específicos.

“Sabemos que aprender um novo idioma vai além da fala e escrita, é abertura de oportunidades, melhores condições de vida, networking, proporcionando também um desenvolvimento profissional e pessoal, é um investimento”, analisa Leiza.

O crescimento pessoal e profissional depende das suas escolhas.O crescimento pessoal e profissional depende das suas escolhas.Fonte:  Pixabay 

Crescimento pessoal e profissional: como um novo idioma impacta nossas vidas?

O inglês é a língua oficial de 67 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Nigéria e Índia. Na internet, mais da metade das páginas acessadas diariamente são em inglês. No entretenimento, as produções em língua inglesa são as mais populares.

Assim, a fluência no inglês pode trazer enormes ganhos pessoais, além dos profissionais. O conhecimento pode abrir portas para o mundo. E isso pode começar aqui no Brasil, com melhor remuneração. Uma pesquisa da Catho, inclusive, revelou que trabalhadores brasileiros fluentes em inglês recebem, em média, 61% a mais que pessoas sem o conhecimento da língua.

Para dar um “up” no inglês ainda em 2023 e conquistar as melhores vagas de 2024, siga o conselho da Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas:

1 - Mergulhe no idioma

A melhor forma de entender um novo idioma é inseri-lo em sua rotina. Comece trocando as configurações do celular para inglês, por exemplo. Assista a filmes com legenda em inglês, conheça as letras das músicas que ouve, leia matérias no idioma original e passe a conviver mais próximo do idioma.

Configure seu smartphone em inglês.Configure seu smartphone em inglês.Fonte:  Pixabay 

2 - Invista em cursos de conversação

Algumas pessoas conseguem aprender uma nova língua por conta própria, mas existem muitos cursos que podem facilitar o processo de aprendizado. Os cursos de conversação, por exemplo, são indicados tanto para pessoas que nunca tiveram contato com a inglês quanto para os que já são fluentes e precisam treinar o desenvolvimento da fala.

Cursos de conversação em inglês contribuem para a fluência.Cursos de conversação em inglês contribuem para a fluência.Fonte:  Pixabay 

3 - Networking

Compreender a relevância do inglês para sua jornada de trabalho garante o diferencial diante de outros currículos. Uma forma de adquirir mais conhecimento é participando de eventos e conferências relacionados à sua área de atuação nos quais a língua predominante seja o inglês.

Isso não só expandirá sua rede profissional global, mas também proporcionará a oportunidade de praticar o idioma em contextos profissionais.

Fortaleça seu networking.Fortaleça seu networking.Fonte:  Unsplash 

4 - Viagens internacionais

Aproveite os dias fora do país para colocar seu conhecimento em prática. Mesmo em países em que o inglês não é o oficial, muitas vezes pode ser a língua comum para interagir com outras pessoas. Se estiver falando com alguém com inglês nativo, aproveite para aprender novas estruturas de frases e até gírias locais.

Coloque seu conhecimento em prática durante as viagens.Coloque seu conhecimento em prática durante as viagens.Fonte:  Unsplash 

5 - Pós-graduação em inglês ou bilíngue

Com inglês fluente, você pode se aventurar por uma pós-graduação internacional. Diversas faculdades renomadas de todo o mundo oferecem oportunidades de cursos e especializações online para que você possa dar um “up” no seu currículo com um certificado estrangeiro.

Estude nas melhores universidades do mundo.Estude nas melhores universidades do mundo.Fonte:  Unsplash 

E você, está pronto para começar 2024 com fôlego e foco nas oportunidades? Para mais conteúdos como esse, fique de olho no TecMundo e nos siga em nossas redes sociais. Até a próxima!

-

Oferta Relâmpago: aprenda novos idiomas na Udemy a partir de R$ 22,90

Widget de produto do Hub de Ofertas
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.