O novo perfil do profissional de tecnologia nos dias atuais se caracteriza principalmente por paixão, curiosidade, conhecimento e competências para diversas atividades. Intimamente ligadas ao desenvolvimento pessoal, essas qualidades se manifestam tanto na frente dos computadores como no mundo externo, ou seja, dentro e fora do mercado de trabalho.
Esse perfil de especialista tech foi apurado em uma pesquisa realizada pela Alura com sua base de estudantes. Em vez de se basear em habilidades e soft skills desejados, a escola online de tecnologia mapeou os reais interesses de trabalhadores que já ocupam vagas em áreas como TI, marketing digital, design, desenvolvimento de produtos, programação e engenharia de software.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os números ajudam a descontruir o estereótipo “nerd”, frequentemente atribuído ao profissional de tecnologia. O termo surgiu na década de 1950 nas universidades americanas e descrevia pessoas estudiosas, mas socialmente desajeitadas. Por analogia, acabou criando o mito de que, ao ingressar no mercado de trabalho, esses estudiosos/nerds se fechavam em pequenos grupos totalmente descolados da realidade.
O que mostrou a pesquisa sobre o perfil do profissional de tecnologia?
Profissionais tech são aficionados por novas tecnologias e filmes de ficção científica.Fonte: Getty Images
De acordo com a pesquisa da Alura, os profissionais tech de 2023 são aficionados por computadores de alta performance (86%), fãs de filmes de ficção científica ou fantasia (66%) e heavy metal (47%).
A maior parte dessa comunidade (52%) é constituída por Millennials, ou seja, pessoas com idades entre 25 e 34 anos. Os hobbies dessa galera incluem: decoração, fotografia, viagens e moda. A faixa intermediária (22%) tem pessoas entre 35 e 44 anos que se interessam basicamente por games, quadrinhos, notícias de entretenimento e gatos.
Já a geração Z, que representa 20% do público entrevistado, tem entre 18 e 24 anos, e tem interesses comuns como esportes, jogos de aventura e estratégia, culinária e uma gama gigantesca de estilos musicais, que vão do indie rock ao hip-hop.
Tech é o novo pop
As diversas formas de entretenimento se popularizaram pela tecnologia.Fonte: Getty Images
Essa diversidade de formas de entretenimento se popularizou através do compartilhamento incessante de informações e, com isso, revolucionou a percepção das pessoas sobre o setor tech. Afinal, todos usam tecnologia para falar de atividades que extrapolam os seus trabalhos: filmes, séries, músicas, exercícios físicos e leituras diversas.
Se antes assistir a um filme de ficção era considerado "nerdice", assistir hoje à "saga Marvel, por exemplo, pode ser considerado um 'lifelong learning' da cultura pop", diz a pesquisa. Estendendo o conceito para o mercado de trabalho, isso se traduz em "habilidade de resolver problemas complexos", uma das principais habilidades exigidas aos profissionais tech.
Nerd agora é qualificação profissional
Nerds fazem hoje a conexão entre comunidades para compartilhar conhecimentos.Fonte: Getty Images
Como as pessoas estão sempre compartilhando experiências e conhecimentos com outras que têm os mesmos interesses em comum, a criação de comunidades é uma expertise supervalorizada. Com isso a percepção do "nerd" que faz essa conexão é também fortalecida, criando uma aura positiva e desejável.
Assim, ter curiosidade intelectual e dedicação para se aprofundar em um determinado assunto, mais do que uma habilidade legal, passou a ser um valor desejável pela sociedade no cenário profissional.
E como as áreas ligadas ao segmento tech precisam estar "antenadas" com as tendências de consumo, ser "nerd" se torna um perfil desejável na qualificação profissional. Afinal, mergulhar em temas apaixonantes é o caminho mais curto para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Conheça a Udemy
Escolha entre mais de 210.000 cursos em vídeo online com novas adições publicadas mensalmente, conte com a flexibilidade dos cursos online para aprender quando e onde quiser! Faça cursos de Python, Desenvolvimento Web, MySQL, Java, Power BI e muito mais na Udemy.
Fontes
Categorias