A área de social media tem sido muito visada pelos novos profissionais. Afinal, é um setor em crescimento, uma vez que todo o tipo de pessoas e de negócios precisam de alguém que saiba gerenciar bem sua presença digital.
O profissional de social media é responsável por gerir, atualizar e criar conteúdo para as redes sociais de empresas, de marcas e de personalidades. Ele é preparado para utilizar conhecimentos de comunicação e de marketing para fidelizar e conquistar novos clientes a partir das redes digitais.
Por isso, quem gosta de trabalhar com internet, que adora criar conteúdos novos e se considera uma pessoa curiosa e criativa pode ter nessa área uma boa oportunidade de trabalho.
Neste texto, contamos tudo sobre essa profissão, que está em ascensão no mercado profissional. Confira!
O que faz um social media?
(Fonte: Vecteezy)Fonte: Vecteezy
O profissional de social media transita entre diversas áreas, mas atua sobretudo a partir de conhecimentos de comunicação e de marketing. É também desejável ter alguma experiência em design e em edição de imagens, já que, muitas vezes, terá a incumbência de criar posts e vídeos para serem usados nas redes de seus clientes.
O social media planeja o conteúdo que será compartilhado pelas redes da marca que gerencia. Entre os tipos de conteúdo estão os posts, gifs, sorteios, anúncios, vídeos, imagens diversas e outras estratégias.
O objetivo central é conseguir conversar com o público dessa marca e criar engajamento com os clientes. Além disso, o especialista também cuida da interação com os usuários e zela para que a imagem do cliente seja positiva.
Sem contar que é encarregado de gerenciar possíveis crises e de responder a críticas e a questionamentos que surgirem. De modo geral, podemos pensar que as atividades do social media compreendem diversos aspectos. Os principais deles são:
- planejamento de conteúdo — diferente de um usuário comum, o social media cria uma rotina e uma lógica para a gestão das redes sociais. Para isso, ele precisa conhecer o perfil de cada uma das redes e ter noção de outras informações — como a audiência de acordo com os horários, os dias da semana, as datas comemorativas etc;
- definição do posicionamento da marca — uma vez que esse profissional ajuda a criar e/ou consolidar a imagem do seu cliente, ele precisa ter clareza sobre qual será o posicionamento digital assumido pela marca;
- definição dos canais — é necessário escolher em quais canais a estratégia será usada. As decisões são tomadas pelo social media a partir de dados e de análises feitas ao longo do ano.
- frequência das postagens — uma boa estratégia é pensada também em questão de tempo, já que “encher” as redes sociais de conteúdos pode ser uma má jogada para o marketing.
- organização do fluxo de trabalho — o profissional atua na parte do gerenciamento das responsabilidades de toda a equipe.
- criação das artes — dependendo do tamanho da equipe, as artes serão criadas pelo próprio social media ou por designers e publicitários encarregados da tarefa;
- monitoramento e análise dos resultados — após colocar as estratégias em prática, quem cuida do setor se envolve no monitoramento sobre desempenho e nos possíveis ajustes que precisam ser feitos à rota trilhada
O que é preciso para se tornar um social media?
(Fonte: Marketing com Café)Fonte: Marketing com Café
Se você quer ser um social media, já pode investir em aperfeiçoar as suas habilidades. Pode procurar, por exemplo, fazer cursos específicos que aprimorem o seu conhecimento sobre métricas digitais ou sobre a produção de conteúdos em diversas plataformas.
Ainda que hoje existam muito softwares específicos que auxiliam na produção das imagens, como o Canva, é muito importante “sair da caixa” e ir além dos templates já prontos — afinal, eles ficam disponíveis não apenas para você, mas para todo mundo.
De modo geral, se você visa trabalhar nessa profissão, vale a pena investir nestes três eixos:
- estude marketing direcionado para as redes sociais — se você quer trabalhar com isso, é fundamental entender como funciona Facebook, Twitter, Instagram, além de outras redes que são cada vez mais usadas por empresas, como WhatsApp, Pinterest, TikTok, LinkedIn;
- invista na sua presença digital — para um social media, as redes sociais são as vitrines do seu trabalho. Para se apresentar enquanto um profissional relevante, é uma boa ideia aplicar o que você aprende na sua própria marca — ou seja, em você mesmo;
- faça networking — para adentrar o mercado, é bem importante estabelecer uma rede de contato com os profissionais que você admira ou que podem vir a se tornar seus clientes. Uma grande vantagem é que dá para fazer isso virtualmente.
Que faculdade fazer para ser social media?
(Fonte: FIA)Fonte: FIA
O trabalho de social media pode ser perfeitamente desempenhado por pessoas graduadas em cursos da área de comunicação, tal como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Institucional, Midialogia, entre outros.
Mas, se você quer uma formação bem específica, algumas faculdades já oferecem a graduação em Gestão de Mídias Sociais.
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Fontes