Uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, divulgada na edição da revista Exame desta quinta-feira (8), revela que metade dos consumidores brasileiros está com medo de fazer compras presenciais. Para 42%, a segurança só virá quando o número diário de casos de covid-19 registrar queda acentuada. Outros 45% sentem-se desconfortáveis em fazer qualquer tipo de atividade fora de casa.
Em sua sexta rodada quinzenal, a pesquisa foi realizada com 3.000 brasileiros entre maio e julho deste ano, e seu objetivo é entender como a confiança e o comportamento de compra foram mudando durante a pandemia. Os resultados mostraram que compras online foram a solução mais eficiente para superar o medo de comprar.
Quando as entrevistas foram feitas com pessoas já infectadas anteriormente pelo coronavírus ou que tiveram casos na família, a disposição para comprar apenas pela internet aumentou em 50%.
A expectativa pela vacina
Em alguns estados brasileiros, como São Paulo, a primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19 tem data de previsão marcada para 15 de dezembro. Porém, em nível nacional, o Ministério da Saúde prevê o início da vacinação somente em janeiro de 2021, logicamente se tudo der certo nos testes atualmente em curso no Brasil.
Porém, a velocidade da aplicação das vacinas pode não seguir a intensidade das expectativas. O processo ainda depende da fase de finalização dos testes e do registro das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas previsões mais otimistas, todos os brasileiros devem estar imunizados até o final de 2021.
Até lá, a única certeza que se tem, segundo a pesquisa, é que, se a vacina não vier, sair de casa para fazer compras está totalmente fora de cogitação, pelo menos para metade dos consumidores. Confiram abaixo os principais resultados da pesquisa.
Fonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte: Oliver Wyman
Fonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte: Oliver Wyman
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