O lançamento de serviços de streaming de games como xCloud e Google Stadia para iPhones e iPads está cada vez mais distante. Após a Microsoft encerrar os testes do xCloud no iOS por causa das políticas da loja, a Apple se defendeu dizendo que os apps de transmissão de jogos violam regras e que não está disposta a abrir exceções para Google e Microsoft.
De acordo com a Maçã, todos os jogos devem ser aprovados individualmente antes de serem distribuídos na App Store. Plataformas como xCloud e Google Stadia tecnicamente violam essa regra por trazerem diversos games sem passar pelo crivo da Apple.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O xCloud é compatível com diversos jogos do Xbox OneFonte: Xbox
"Serviços de games definitivamente podem ser lançados na App Store, contanto que eles sigam as mesmas regras aplicadas para todos os desenvolvedores", disse a companhia, em comunicado enviado ao Business Insider. Ou seja, para Stadia e xCloud entrarem no iOS, seria necessário submeter cada um dos games presentes nos serviços para avaliação. E provavelmente pagar uma comissão para a Apple em cada um deles.
Limitações
Durante o período de testes do xCloud, a Microsoft tentou se adequar às regras impostas pela Apple, mas o serviço acabou ficando bastante limitado. Além de aceitar apenas 10 mil usuários no beta, o programa foi laçado no iOS com apenas um jogo, a coletânea Halo: The Master Chief Collection.
A versão de iOS do xCloud só funcionava com HaloFonte: The Verge
A versão completa do xCloud, que chegará em 15 de setembro no Android, contará com integração ao Xbox Game Pass Ultimate. A assinatura de R$ 39 mensais traz um catálogo com centenas de jogos, o que torna inviável o lançamento da plataforma no iOS com as atuais regras impostas pela Apple.
O Google Stadia já possui um aplicativo para iPhones e iPads, mas que também é limitado e só possui funções de configuração. "Você não pode usar o app para jogar diretamente em um aparelho iOS, mas pode usá-lo para gerenciar outros dispositivos", indica a página na loja da Apple.
Fontes
Categorias