O serviço de telefonia dos Correios, o Correios Celular, comunica que vem ampliando sua cobertura em todo o território nacional e aproveita para divulgar uma novidade que entra no ramo das fintechs: quem possui contas pré-pagas poderá comprar um chip que dá direito a uma conta bancária virtual e um cartão de débito e crédito sem custo algum.
De acordo com o Tele Síntese, a oferta deve começar na segunda quinzena de agosto e é resultado da parceria entre os Correios e a Surf Telecom (EUTV), responsável pela rede Correios Celular e que foi autorizada pelo Banco Central por meio de sua subsidiária, a Surf Serviços. A ideia seria disponibilizar as operações bancárias básicas, como depósitos, pagamentos, compras e transferências, para as classes econômicas mais baixas.
Mas como o Correios Celular vai lucrar se não serão cobradas taxas dos correntistas? De acordo com o CEO da Surf Telecom, Yon Moreira, os negócios da empresa são baseados em propostas de valor agregado, a exemplo do microcrédito, e, ainda que a plataforma não seja monetizada com tarifas pagas pelos clientes, os Correios vão receber pelas operações.
O mercado de “desbancarizados”, segundo o Instituto Data Popular, chegou a 55 milhões de pessoas em 2017. Deste total, mais de 20 milhões são da esfera de baixa renda — segmento o qual é o alvo de atuação da Surf Telecom.
Fontes