Jogos de perguntas e respostas sempre são divertidos, mas costumam repetir alguns aspectos que podem fazer os usuários se cansarem deles depois de algum tempo. Buscando trazer uma proposta diferente, o QuizUp acaba de lançar uma versão em português do seu aplicativo na Google Play Store brasileira. Para saber um pouco mais sobre a novidade, o TecMundo foi conversar com Thor Fridriksson, CEO da criadora do game, a Plain Vanilla.
O QuizUp possui uma mecânica que, a primeira vista, parece similar a outros jogos de perguntas e respostas que já conhecemos. Após baixar o aplicativo e se cadastrar usando sua conta no Google+, Facebook ou email, você pode convidar amigos ou oponentes aleatórios para disputas de sete perguntas seguidas, com o tempo limite de 10 segundos cada. Quem acertar mais perguntas da forma mais rápida soma mais pontos e, assim, vence.
No entanto, as semelhanças com outros jogos do gênero acabam por aí. Ao invés de simplesmente sortear perguntas dentro de um punhado de temas genéricos, a versão em português do QuizUp se divide em 127 categorias organizadas entre 14 grandes temas genéricos – e isso tende a aumentar consideravelmente, já que faz apenas alguns dias que o aplicativo brasileiro está disponível.
Mudando o idioma do app para inglês, é possível escolher um entre mais de 400 temas diferentes, que incluem tópicos com perguntas apenas sobre games da Nintendo, o seriado Game of Thrones ou até a franquia cinematográfica Harry Potter, entre muitos outros. Basta selecionar seu assunto favorito e desafiar um amigo ou desconhecido para provar que você é o melhor naquele tema.
Eu, tu, eles
Cada vitória rende ao usuário pontos de experiência naquele assunto, que servem para subir de nível, desbloquear títulos especiais para o seu perfil e determinar sua posição no ranking de cada tema. É possível comparar seu desempenho por tópico com seus amigos, com jogadores que estiverem na mesma região que você, com pessoas do seu país ou com gente do mundo todo.
Outro diferencial do QuizUp é o seu aspecto próximo a uma rede social. Os jogadores podem personalizar seus perfis, adicionar outros usuários como amigos e mandar mensagens para outras pessoas. Além disso, também é possível participar de discussões sobre os temas do jogo, separadas dentro de cada assunto na forma de tópicos – quase como em um fórum da internet.
Por fim, também é interessante notar que, ainda que seja disponibilizado gratuitamente, o QuizUp não apresenta anúncios na forma de banners ou popups. Para se manter financeiramente, a Plain Vanilla realiza parcerias com empresas para criar categorias especiais patrocinadas, que aparecem junto aos 14 grandes temas do game. Um exemplo disso é o tópico “Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola”, disponível nesse momento.
Criando raízes
Segundo Fridriksson, esses diferenciais têm trazido um grande sucesso para o QuizUp, que já se tornou o jogo de perguntas e resposta mais baixado em uma série de países. Agora, com o lançamento no Brasil, o principal desafio da Plain Vanilla é fazer com que os jogadores tupiniquins tomem conhecimento do título e o espalhem para seus amigos.
Uma vez que um assunto esteja disponível no nosso idioma, é possível jogar contra usuários de outros países – enquanto você lê uma pergunta em português, seu adversário tem responde a mesma questão em sua própria língua. O executivo afirma que a versão em português conta atualmente com uma equipe dedicada de funcionários, trabalhando para traduzir as perguntas e temas já disponíveis em outros países e para criar conteúdo específico do Brasil.
Assim que essa fase inicial for concluída, a Plain Vanilla vai começar a aceitar sugestões dos usuários que quiserem colaborar com mais assuntos e perguntas, avaliando e adaptando cada uma delas ao jogo. “Dessa forma, vamos conseguir disponibilizar cada vez mais categorias e tornar o QuizUp ainda mais interessante”, conclui Fridriksson.
Curioso? Você pode conferir a versão do jogo para Android clicando aqui, ou para iOS seguindo este link.
Categorias