Internet já prende mais a atenção do brasileiro do que a TV

1 min de leitura
Imagem de: Internet já prende mais a atenção do brasileiro do que a TV
Imagem: Secom
Avatar do autor

A internet é considerada um meio de comunicação consolidado no Brasil há um bom tempo, mas somente agora a rede mundial de computadores está invertendo os paradigmas sociais em nosso país. Isso pode ser percebido nos dados da Pesquisa de Mídias Brasileira 2015 realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). De acordo com o levantamento, o brasileiro já passa mais tempo conectado à rede do que na frente da TV.

Em média, os brasileiros passam 4 horas e 59 minutos navegando na internet diariamente em dias úteis. Aos sábados e domingos, essa marca cai para 4 horas e 24 minutos. Comparando esses dados com os da TV, podemos notar que a diferença é bem tímida, mas já dita a tendência de crescimento da rede e a de decadência da TV. Durante a semana, a média de atenção dos brasileiros dedicada à TV é de 4 horas e 31 minutos. Aos fins de semana, cai para 4 horas e 14 minutos.

Quantidade de brasileiros conectados à internet em relação ao horário do dia

A internet ainda é considerada o terceiro maior meio de comunicação do Brasil, uma vez que sua penetração no país não é tão intensa quanto a da TV e do rádio, primeira e segunda maior mídias respectivamente. A pesquisa levou em consideração as respostas de 18 mil pessoas.

Há outras informações interessantes provenientes dessa mesma pesquisa. O grau de confiança na internet, por exemplo, é bem baixo se comparado ao da TV e dos jornais impressos. Os periódicos de papel são considerados confiáveis por 58% dos entrevistados. A TV tem a confiança de 54% e a internet apenas 27%.

Você pode conferir todo o levantamento da Secom com gráficos e divisões por mídia, estado e faixa etária aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.