Na madrugada desta sexta-feira (10), o X (Antigo Twitter) anunciou a chegada de uma ferramenta que rotula perfis falsos, com intenção de parodiar personalidades ou organizações. Segundo a rede social, a medida chega como uma forma de levar mais segurança e transparência aos usuários.
O novo rótulo do X é bem simples de entender, uma vez que perfis e postagens realizadas por contas satíricas terão um parêntesis que indica “Paródia” ao lado do conteúdo. A plataforma não deixou claro se isso será feito automaticamente pelo próprio X, por meio de denúncias de outros usuários, ou por decisão dos próprios criadores de conteúdo.
Na publicação, realizada pelo perfil de segurança da rede social, a companhia informa que a funcionalidade foi projetada para “aumentar a transparência e garantir que os usuários não sejam enganados a pensar que tais contas pertencem à entidade que está sendo parodiada”.
We’re rolling out profile labels for parody accounts to clearly distinguish these types of accounts and their content on our platform. We designed these labels to increase transparency and to ensure that users are not deceived into thinking such accounts belong to the entity…
— Safety (@Safety) January 10, 2025
Rótulo pode se tornar obrigatório
Vale lembrar que as políticas de privacidade do X e muitas outras redes sociais não permitem que perfis falsos se passem por outras pessoas. Contudo, a criação de contas paródia é algo muito comum há anos, que em diversas ocasiões explicita esse caráter brincalhão ao afirmar que é uma conta falsa na aba de biografia do perfil.
A declaração da rede social ainda afirma que detalhará mais informações sobre o rótulo no futuro. Inclusive, a plataforma indica que pode tornar essa funcionalidade de identificação como obrigatória.
Aliás, a ideia de inserir esse tipo de selo no X já havia sido sugerida em rumores no passado, similar à figurinha de robô geralmente atrelada a perfis automatizados.
Fontes