Uma das mais populares vertentes da Tecnologia da Informação, a área de programação segue tendo muita demanda de trabalho justamente pela velocidade com que dispositivos tecnológicos vêm avançando.
Mas o que é linguagem de programação? Para que exatamente ela serve e quais são as principais utilizadas por profissionais da área? Acompanhe logo abaixo!
O que é linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é basicamente uma forma de comunicação entre o humano e a máquina. Ela é utilizada de forma a instruir o programa de computador, site de internet, aplicativo de celular e até os modelos mais modernos de TVs.
Muita gente se pergunta o que é linguagem de programação e nem imagina que ela está presente a todo tempo no nosso cotidianoFonte: GettyImages
Estas instruções são passadas em forma de scripts, que nada mais são do que rotinas e instruções que os dispositivos devem seguir para funcionar de maneira apropriada. Para isto são utilizados comandos, regras semânticas e sintáticas, palavras-chave e até símbolos, de forma a permitir aos aparelhos entenderem o que devem ou não fazer dependendo da ação do usuário.
Por exemplo, quando você pega o seu celular e para usar um determinado app, do momento em que você tocou na tela até a hora em que parar de utilizá-lo, cada ação realizada foi programada por alguém usando uma linguagem de programação. O mesmo vale para a sua smart TV, smartband, smartwatch, console de vídeo game e por aí vai.
Quais são as principais linguagens de programação?
Como tudo que envolve tecnologia está em rápida e constante evolução, existem diversas linguagens de programação diferentes. Muitas já caíram em desuso enquanto outras estão em ascensão, mas atualmente algumas são tidas como as mais utilizadas por profissionais da área.
Sabendo o que é linguagem de programação, é hora de conhecer algumas das principais linguagens usadas no mercadoFonte: GettyImages
A seguir, apresentamos as principais linguagens de programação em uso pelos programadores das mais diversas áreas de tecnologia. Veja:
1. C/C++
Criada há mais de 50 anos, a linguagem C surgiu da necessidade de "substituir" a complexa Assembly, agilizando e facilitando a comunicação entre o programador e máquina. O objetivo foi alcançado com êxito graças à forma como a linguagem C era estruturada, o que simplificava bastante o processo de programação.
Mais ou menos uma década depois da criação da linguagem C surgiu a C++. Graças à sua boa performance e capacidade de atuar em níveis de maior complexidade de maneira simplificada, a C++ é utilizada por programadores até hoje, praticamente definindo o que é linguagem de programação.
2. C#
Também conhecida como C-Sharp, esta linguagem foi criada no comecinho dos anos 2000 pela Microsoft para substituir o uso de Java na comunicação entre suas diferentes tecnologias na plataforma .NET. Orientada a objetos, a linguagem foi projetada com base em C++, Java e Object Pascal.
Além de ser a principal linguagem de programação para a criação de aplicações para Windows, a C# também é aplicada em outras áreas, como o desenvolvimento de jogos e apps para celular, por exemplo.
3. Java
Lançada na década de 1990, Java é uma linguagem orientada a objetos que ganhou muita popularidade por sua capacidade de permitir o desenvolvimento de programas que funcionam em qualquer plataforma, seja ela Windows, Linux ou MAC.
Não há necessidade em fazer alterações no código ou focar em um tipo específico de sistema operacional ou hardware.
Java permite rodar o mesmo programa em diferentes plataformas, como computadores e celulares, sem necessidade de alterações no códigoFonte: GettyImages
Por este motivo, o Java ainda é popular, sendo utilizada por grandes empresas e sites como, entre outros, Google, Netflix, Facebook e Twitter, recentemente rebatizado como "X".
4. JavaScript
Por mais que os nomes sejam parecidos, JavaScript é totalmente diferente da linguagem citada acima. Também conhecida como JS, ela é usada em códigos voltados à web e suportada por basicamente todos os navegadores de internet.
Sites de busca, grandes portais de notícias e blogs criados no Wordpress, por exemplo, utilizam JavaScript em seus códigos. Além de funcionar em sites para desktop, ela também é utilizada em aplicações web para dispositivos móveis e, por isso, é uma das mais populares do mercado.
5. PHP
Esta linguagem de código aberto é utilizada principalmente para escrever códigos em HTML. Bastante dinâmica, a PHP permite a programação de praticamente todo tipo de site, como blogs, lojas virtuais, plataformas de cursos online e portais de notícias, por exemplo.
Dominar PHP é essencial para quem busca uma trabalhar com back-end ou full-stack.
6. Python
Uma das queridinhas do mercado, Python é uma linguagem de programação de alto nível, código aberto e fácil de entender e aprender. Ela é utilizada para diversos fins, dos mais simples como apps e jogos para celular, às mais complexas, como processamento de bases de dados e até mesmo Inteligência Artificial.
Muito dinâmica, a linguagem Python é usada desde a criação de apps para celular a aplicações relacionadas a Inteligência ArtificialFonte: GettyImages
Hoje, quando se pergunta "o que é linguagem de programação", Python é uma das primeiras respostas que vêm à mente do pessoal que atua na área justamente por ser tão dinâmica e aplicável em diferentes tipos de projetos.
Aprendendo a programar
Agora que você já sabe o que é linguagem de programação e quais são as principais em uso atualmente, pode ser que tenha batido aquela curiosidade de se aprofundar um pouco mais sobre o assunto. Pois saiba que aprender a programar pode ser uma boa ideia: há uma grande demanda por profissionais qualificados na área de programação, e muitas vezes faltam pessoas para ocupar essas vagas.
Obviamente, é preciso dominar o assunto, tendo o conhecimento e sabendo aplicá-lo na prática. Justamente pela velocidade com que as coisas vêm se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia, a tendência é de que a oferta de oportunidades para programadores continue crescendo.
--
Conheça a Udemy
Escolha entre mais de 210.000 cursos em vídeo online com novas adições publicadas mensalmente, conte com a flexibilidade dos cursos online para aprender quando e onde quiser! Faça cursos de Python, Desenvolvimento Web, MySQL, Java, Power BI e muito mais na Udemy.
Fontes
Categorias